Escola Liberdade realiza “Brasil Festeiro” em Marabá

Festejo Junino ocorreu, na manhã deste sábado (24), às 8 horas, na Rua Duque de Caxias, Bairro Liberdade, com a participação de estudantes e servidores.
Foto: Divulgação

MARABÁ (PA) – Na manhã deste sábado (24), às 8 horas, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Liberdade deu início a sua Festa Junina com o tema “Brasil Festeiro”, na Rua Duque de Caxias, Bairro Liberdade, em Marabá, no sudeste do Pará.

O “Brasil Festeiro” visa a destacar para os estudantes o conceito de Festa Junina e sua origem. O evento divulgou ainda os santos comemorados no mês de junho, em todo o Brasil, desde o Período Colonial, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

O tradicional Festejo Junino gira em torno de três datas principais: no dia 13 de junho ocorre a Festa de Santo Antônio; dia 24 de junho comemora-se a Festa de São João e 29 de junho são realizadas as comemorações do Dia de São Pedro. Os tributos festivos à tríade divinal marcam as quadrilhas juninas Brasil afora e movimentam a vasta cultura do país.

Durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil, comemora-se os “santos juninos” com fogueiras e comidas típicas de cada região deste imenso Brasil. O pátio da Escola Liberdade foi enfeitado com bandeirinhas, balões, chapéus de palha, peneiras enfeitadas, espantalhos feitos de palha de milho e outros adereços típicos.

Foto: Divulgação

A exposição dos alunos abordou ainda a vida do homem do campo. O local onde ele vive, como o camponês se veste, a importância de seu trabalho na lavoura, como o trabalhador rural ajuda a quem mora nos centros urbanos, como se ele diverte e aspectos da vida rural nas comunidades.

O “Brasil Festeiro” teve a coordenação da Diretora Maria do Carmo; Coordenadora Delsuíta; Profª Layla Vieira, Profª Adriana Lage e Prof. Nazareno Barbosa. O evento contou ainda com apresentações de quadrilhas juninas, boi-bumbá, roupas típicas, danças e alimentos. (Pedro Souza/Portal Debate)

Profª Layla Vieira, Profª Adriana Lage e Prof. Nazareno Barbosa – Foto: Divulgação

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!