Escola Família Agrícola festeja 5 anos de funcionamento em Marabá

A Escola Família Agrícola “Professor Jean Hébette” realizou no domingo (19) a comemoração de 5 anos de funcionamento do Projeto Educativo por Alternância. O evento fez parte do Dia da Família na Escola, com o lema “Quando as mães, os pais e os responsáveis se ENVOLVEM os/as filhos/as se DESENVOLVEM”. Foi mais um momento de estreitamento das relações com os parceiros institucionais e ampliação da participação das famílias e dos/as agricultores/as vinculados/as a EFA na gestão escolar.

As falas começaram com Francisco Xavier – Presidente da Associação de Moradores da Santa Fé na qualidade de um dos fundadores da EFA definiu a “a Educação em primeira mão”.  Lembrou que em 2014 ajudou na fundação da EFA por compreender que a Educação do Campo é fundamental para os filhos dos agricultores.

Antônio Mineiro – Presidente da Associação dos Agricultores/as do Projeto de Assentamento Grande Vitória, deu as boas vindas a Fátima Barros a nova Coordenadora da EFA. Afirmou “a casa é nossa, a EFA é para filhos/as de agricultores/as”.

A professora Marilza Leite – Secretária Municipal de Educação, afirmou “temos um sentimento forte para melhorar as Escolas do Campo. É determinante a participação dos pais/mães na educação dos/as filhos/as. É importante resgatar o papel da Escola Pública. O olhar da SEMED está voltado para EFA”. Conclamou “pais/mães participem”. Os/as filhos/as transformam as práticas agrícolas dos pais. É fundamental a segurança da EFA no sistema de internato. 

A professora Ozelina Leite, agricultora familiar falou representando as famílias asseverou “a EFA é Escola muito especial, acredito no trabalho. Vestimos a camisa da EFA, é o nosso orgulho”.

A jovem Amanda Xavier em nome dos/as jovens da EFA entregou a “carta dos sonhos” para professora Marilza Leite – Secretária Municipal de Educação. Queremos apoio e oportunidades, daremos o nosso melhor para aprender e ensinar.

A liderança do PA Belo Vale Isaias Soares recordou o fechamento da antiga EFA, e que a abertura da atual representa uma conquista para os/as agricultores/as. Conclamou “vamos nos abraçar e somar juntos”.

O educador Rafael Soares representando o Instituto de Promoção Ecológica e Social (IPÊS), educador da EFA e dos seus fundadores relembrou a memória do jovem Yank Torres. Agradeceu o apoio do vereador Ilker Moraes através das emendas e outras articulações. Destacou que secretária Marilza de março para cá já visitou a EFA três vezes. O IPÊS tem colaborado na captação de recursos financeiros, um exemplo foi o projeto de patrocínio via Banco da Amazônia.

A atual Coordenadora da EFA Fátima Barros – destacou “Marilza é a responsável por está aqui na Escola, minha vinda foi um grande desafio, está a frente da EFA, a única do Estado do Pará, me comprometo com a continuidade do trabalho, somos capitão do nosso destino”.

O ativista Cristiano Medina da Coordenação do Movimento de Atingidos/as por Barragens (MAB) reafirmou o apoio político da sua organização e a parceria a partir do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), vai além da horta.

Para o educador Damião Santos “estes eventos promovidos pela Escola é um processo permanente, visando que as FAMÍLIAS em forma de ASSOCIAÇÃO  participem da gestão da EFA, tendo como base os princípios da Pedagogia da Alternância, e no tripé ORGANIZAÇÃO – PARTICIPAÇÃO – TRANSPARÊNCIA” e acreditando nas possibilidades e oportunidades de que “é possível produzir conhecimentos e alimentos”.

Damião Santos

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!