(Foto/Anderson Damasceno)

Pais, alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio “Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso”, no bairro Belo Horizonte, em Marabá, participam nesta quinta-feira (30) da Feira de Ciências e Tecnologia da unidade. O evento tem como temática ‘A Evolução Científica e seu Papel no Desenvolvimento da Humanidade’ e envolve cerca de 400 alunos do Ensino Médio.

A Escola Estadual “Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso” (Foto/Semed Marabá)

O objetivo da atividade é despertar nos estudantes o interesse pela atividade científica e desenvolver o espírito científico, o pensamento lógico e o senso experimental dos discentes, fazendo com que eles possam trabalhar a criatividade e a capacidade inventiva e investigadora, executando projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Última Feira de Ciências da escola aconteceu no fim de 2015 (Foto/Anderson Damasceno)

A programação conta com apresentações de experimentos desenvolvidos com diversos materiais, pondo em prática os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula. O professor responsável pela feira, Givanildo Moreira Silva, falou um pouco sobre a ideia de incentivar a iniciação científica dos alunos.

“A elaboração da Feira de Ciências tem como objetivo colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade científica, treinando-os na utilização da metodologia científica, estimulando-os a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada e despertando um maior interesse nas práticas experimentais”, disse. “Com o foco nas grandes invenções desenvolvidas ao longo dos séculos, a feira procura levar o aluno para próximo das mentes que ajudaram a tornar a vida do ser humano mais prática”, contou.

Ainda segundo o professor Gil, como é chamado, alunos do curso de Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram convidados para avaliar as experiências dos estudantes.

Início: 17h

Término: 20h

Local: Avenida Dois Mil, S/N, Belo Horizonte