Entrega de obras marca aniversário de 60 anos de São João do Araguaia

Cidade foi emancipada, em 29 de dezembro de 1961, ao ser desmembrada do perímetro territorial de Marabá.
Praça São João Batista - Crédito: PMSJA/Ascom

Uma grande programação em alusão ao 60º aniversário de emancipação político-administrativa, nesta quarta-feira (29), vai movimentar a cidade de São João do Araguaia, localizada às margens do Rio Tocantins, pouco antes da confluência com o Rio Araguaia, no sudeste do Pará. Atividades culturais e esportivas vão ornamentar a entrega de diversas obras à população pela prefeita, Marcellanne Cristina (PDT).

Uma alvorada festiva, às 6h,  marcará o início da programação. Às 6h30, a Prefeitura Municipal (PMSJA) vai servir um delicioso café da manhã a seus munícipes. Já às 7h, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) de São João. Logo em seguida, será a vez da Praça São João Batista e Praça da Bíblia. Um sorteio de diversos brindes será realizado por volta de 8 horas.

Na zona rural de São João, será inaugurada a Ponte Vila Apinagés, às 9 horas. No final da manhã, por volta de 11h30, ocorrerá a inauguração da Praça Cajazeiras e a entrega da reforma do Posto de Saúde, ambos na Vila Cajazeiras. No final da tarde, às 16h, a prefeita, Marcellanne, dará o “pontapé inicial” da partida final do Campeonato de Futebol de São João do Araguaia. O aniversário da cidade próximo às festas de Ano Novo promete agitar a população são-joanense neste final de 2021.

Marcellanne Cristina, do PDT, é eleita prefeita de São João do Araguaia
Prefeita, Marcellanne Cristina -Crédito: Reprodução

HISTÓRIA

A área territorial de São João do Araguaia se estende por 1. 279,9 km² e contava com 13 996 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 10,9 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de São Domingos do Araguaia, Esperantina e Marabá.

São João foi uma das localidades que envolveu-se nos acontecimentos que levaram a anexação do sudeste do Pará ao estado do Goiás em 1908. Os líderes do povoado se uniram aos líderes de Marabá, Conceição do Araguaya e Alcobaça (Tucuruí) na declaração de emancipação e desligamento formulada em 1808 e protocolada junto ao parlamento goiano. O episódio ocorreu em meio aos conflitos que ocorriam no meio norte brasileiro desde 1907, a segunda revolta de Boa Vista.

O governo goiano reconheceu o documento de emancipação da região (“declaração de Marabá”), e formalmente a anexou ao seu estado. Desta forma entre 1908 e 1909 o sul do Pará permaneceu em litígio, sendo sua posse disputada Grão-Pará e pelo Goiás. O episódio quase desencadeou uma guerra civil na região. A consequência de tais acontecimentos refletiu na organização política regional, que até então era insipiente.

A intenção de São João e dos demais povoados para com a proposta de anexação ao Goiás, era sua elevação à categoria de cidade, desligando-se de Baião (a época seu território compreendia todo sul do Pará), que nenhuma assistência fornecia ao povoado.

Praça Cajazeiras – Crédito: PMSJA/Ascom

Como parte dos acontecimentos, em 1910 os líderes de São João formularam uma proposta conjunta de emancipação da região com os líderes dos principais povoados (Marabá, Conceição do Araguaya e Alcobaça), no intuito de formar uma nova entidade política estadual, o estado do Itacaiúnas. Esta proposta é a precursora do atual projeto do estado do Carajás.

Temendo desdobramentos maiores desta revolta no Sul do Pará, o governador do Grão-Pará aprova em 5 de novembro de 1908 a lei estadual nº 1069, que criava o município de São João do Araguaia, com território desmembrado de Baião. Esta mesma lei elevou o povoado de São João do Araguaia a condição de vila, transformando-o em sede do município. Mesmo com a emancipação, a revolta regional só foi sufocada quase um ano depois.

Somente em 29 de dezembro de 1961, após longos anos de luta pela re-emancipação, São João do Araguaia recupera sua autonomia política ao ser desmembrado do município de Marabá através da lei estadual nº 2960. O município foi formalmente instalado em 18 de março de 1962. (Pedro Souza, com informações Prefeitura de São João do Araguaia)

Unidade Básica de Saúde (UBS) – Crédito: PMSJA/Ascom

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!