A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) promoveu no dia 28 de julho de 2023, um Dia de Campo com o tema: o manejo do cacaueiro em Sistemas Agroflorestais (SAF´s). A atividade foi realizada no Projeto de Assentamento João Canuto (Área de Preservação Ambiental – APA do Mosaico Lago de Tucuruí).
De acordo com a organização, o dia de campo contou com a participação do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), da Comissão Pastoral da Terra (CPT). e com apoio da Prefeitura de Tucuruí.

Participaram cerca de 35 pessoas entre agricultores/as técnicos/as, na atividade das 8h às 17h. A programação teve a demonstração de poda do cacaueiro, poda de citros e desbastes de bananeiras na propriedade do Sr. João Rodrigues de Souza; na propriedade do Sirlei Carneiro demonstração no açaizal fazer os desbastes e poda do cacau e de citros. A Equipe da EMATER PARÁ que executou e coordenou o evento: Jurandir Trindade, Dion Estorque e Adriano Oliveira dos Santos.
A Gerente do Ideflor-bio Keila Borges avaliou como positiva a consolidação e expansão da cadeia produtiva do cacau em SAF. Por outro lado, o agente da CPT Sirlei Carneiro ver como uma alternativa para preservação ambiental.
Para o Supervisor da EMATER – PARÁ Regional Marabá, o engenheiro florestal Fernando Araújo, “o cultivo de cacau em sistemas agroflorestais é extremante viável e com excelentes resultados econômicos, sobretudo os ganhos ambientais.”

“Assentamento João Canuto é o único de Tucuruí que não tem a atividade de pecuária, é só SAFs criação de pequenos animais e olericulturas” informou o técnico Jurandir Trindade Coordenador Local da EMATER – PARÁ. Foi avaliado como positivo, as pessoas apreenderam sobre podagem e que todo mês serão feitas duas visitas junto com Ideflor-bio para intensificar as práticas no manejo do cacau. (Divulgação)


