Em grupo da OAB, advogado fala em cortar cabeças de bolsonaristas

De acordo com registros da conversa que circulam entre advogados, Lindomar reagiu de forma irônica a uma postagem compartilhada no grupo e, na sequência, passou a proferir xingamentos diretos contra outro participante

O advogado Lindomar da Silva Rezende foi alvo de críticas de integrantes da advocacia em Cáceres (MT) após o envio de mensagens com ofensas pessoais e defesa explícita de violência política em um grupo de WhatsApp ligado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município. O episódio ocorreu na noite de quarta-feira (7).

De acordo com registros da conversa que circulam entre advogados, Lindomar reagiu de forma irônica a uma postagem compartilhada no grupo e, na sequência, passou a proferir xingamentos diretos contra outro participante. Em uma das mensagens, escreveu: “Temos paninho para vender, caro Dr…”, seguido da expressão “Hipócrita do caralho”.

Na continuidade das mensagens, o advogado afirmou: “Torço para que um dia possamos cortar cabeças de bolsonaristas em praça pública”, acrescentando, em seguida, que se colocaria como “voluntário” para tal prática. As declarações foram consideradas de extrema gravidade por membros da advocacia local.

A discussão teve início a partir da repercussão de uma matéria jornalística envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, relacionada ao uso da cota parlamentar para custear passagens aéreas em uma viagem a São Paulo, onde participou de um encontro com empresários em contexto de pré-campanha eleitoral. A reportagem apontou pedido de reembolso de R$ 13,6 mil ao Senado. Após a divulgação, a assessoria do parlamentar informou que houve equívoco e que o valor seria devolvido.

O caso ganhou maior repercussão por ter ocorrido em um grupo vinculado à advocacia e pelo fato de Lindomar Rezende já ter ocupado cargo público, tendo atuado como coordenador do Procon em Cáceres, conforme registros institucionais divulgados à época.

O Código de Ética e Disciplina da advocacia estabelece que o exercício profissional deve estar comprometido com a defesa do Estado democrático de direito, da cidadania e da paz social, exigindo conduta compatível com a função social da profissão. Especialistas ouvidos reservadamente avaliam que declarações que defendem a prática de violência podem, em tese, se aproximar do crime de incitação ao crime, previsto no Código Penal, a depender do contexto, da publicidade e da forma de divulgação das mensagens.

Outro lado

O site Folha 5, de Cáceres, procurou Lindomar da Silva Rezende para comentar as mensagens atribuídas a ele no grupo da OAB. Em resposta, o advogado afirmou que a manifestação ocorreu em “um grupo restrito a advogados” e declarou que, “nesse caso, prefere não polemizar isso na imprensa”.

Já a OAB Mato Grosso informou, por meio de sua assessoria, que a seccional não recebeu, até o momento, denúncia, reclamação ou pedido formal de apuração relacionado ao caso. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!