Helder inaugura escola de ensino integral em Marabá nesta quarta

Instalações serão entregues para funcionar uma escola de ensino médio integral, nesta quarta-feira (8), às 17h.
Escola Plínio Pinheiro - Crédito: Reprodução

ESCOLA PLÍNIO PINHEIRO, MARABÁ – O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), inaugura, nesta quarta-feira (8), às 17h, uma reforma, iniciada, há 7 meses, na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Plínio Pinheiro, localizada no Bairro Marabá Pioneira.

Desde o início da obra, em maio de 2021, a reforma vem tirando o sono da comunidade escolar porque a Secretaria Executiva de Educação (Seduc) realizou uma obra em um prédio para funcionar uma escola de ensino médio regular. A Escola Plínio Pinheiro é de “ensino médio integral”, logo necessita de um prédio com as adequações necessárias, mas a Seduc se negou a executar as modificações na estrutura física, alegando falta de recurso.

A reforma do prédio causou desconforto na comunidade escolar, pois, nos bastidores, as pessoas dizem que Helder vai entregar o prédio de uma escola de tempo integral, mas que, na verdade, ele é próprio para funcionar um escola de ensino médio regular.

Segundo a comunidade escolar, depois de várias brigas e ameaças de paralisação da obra , ao longo da reforma, se a Escola Plínio Pinheiro fosse de ensino médio regular, os embates com o governo Helder teriam rendido bons frutos, porque a reforma ficou bem feita e bonita. “O prédio está muito bacana”, diz o alunado.

Reforma executada apresenta ótima qualidade – Crédito: Reprodução

O QUE FALTOU NA REFORMA

De acordo com os educadores, para funcionar uma escola de tempo integral, faltou no prédio a construção de 1 refeitório; 2 banheiros com chuveiros (masculino e feminino); 2 duas salas de estar (masculina e feminina); 1 sala de dança; 1 sala de música e a perfuração do poço artesiano, pois, aqui em Marabá, as pessoas não costumam consumir diariamente a água fornecida pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) devido a constantes alterações em seu grau de potabilidade e turbidez.

Da forma como o prédio será reinaugurada amanhã (8), os estudantes terão que consumir as refeições em mesas improvisadas, irão tomar “água da torneira”, não vão poder tomar banho e o descanso será na sala de aula. Para quem vai chegar ao espaço de aprendizagem às 7h30 e sair só às 17h, o dia será um martírio. Essa situação é alvo de constantes reclamações de estudantes. Sem falar que a Equatorial Pará não fez a ligação da subestação elétrica de maneira definitiva.

ADEQUAÇÕES

O Portal Debate Carajás conversou com integrantes de uma “Comissão Independente de Fiscalização da Obra”, formada por servidores, pais e alunos, sobre a reinauguração do prédio hoje, às 17h. Os membros informaram que não está prevista nenhuma manifestação durante o evento, porque a Secretaria de Educação firmou o compromisso de adequar o prédio, nos próximos meses, para funcionar uma escola de ensino integral, porém, se o acordo não for cumprido, novos embates deverão ocorrer, nos próximos dias. (Portal Debate Carajás)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!