Documentário sobre impactos da mineração será exibido em Marabá

Município será o primeiro a receber o filme ‘Na Fronteira do Fim do Mundo’, obra que discute a influência das mineradoras no estado.
Crédito: Reprodução

Marabá será o primeiro ponto de parada para a exibição do documentário ‘Na Fronteira do Fim do Mundo’, obra que mostra os impactos sociais, econômicos e ambientais da atividade mineral no Pará.

O filme será exibido no dia 19 de março, às 19 horas, no Cine Marrocos, seguido de um debate com os realizadores do documentário, representantes do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sindifisco Pará), pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e integrantes de movimentos sociais.

‘Na Fronteira do Fim do Mundo’ é uma realização da produtora paraense Floresta Urbana em colaboração com o Sindifisco Pará e foi exibida a primeira vez em dezembro de 2021 durante o Seminário Internacional do Sindifisco Pará, sob o tema Justiça Fiscal, Desigualdade e Desenvolvimento.

As filmagens ocorreram nos municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Parauapebas e Canaã dos Carajás no segundo semestre de 2021. Os impactos causados a indígenas, assentamentos e comunidades rurais do entorno da atividade mineradora são o foco principal do filme, inscrito em diversos festivais internacionais de cinema.

O documentário será exibido em todos os municípios onde ocorreram as filmagens, tendo sempre a exibição sendo seguida de debates com representantes de movimentos sociais, políticos e pesquisadores envolvidos com o tema. (Portal Debate/Divulgação)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!