Doadores abastecem estoque de sangue do Hemopa em Marabá

Crédito: Reprodução

De São Domingos do Araguaia, a 54 km do município de Marabá, o grupo ‘Conectados com a Vida’ chegou ao Hemocentro Regional de Marabá para contribuir com o estoque. “É uma satisfação e alegria poder ajudar as pessoas, mesmo que não as conheça. É uma forma de ajudarmos a salvar vidas.

Que todos possam refletir e pensar que, um dia, cada um de nós podemos precisar de sangue”, destacou Fabiana Rodrigues, coordenadora do ‘Conectados Pela Vida’. 

No total, foram 70 bolsas de sangue coletadas no sábado, dia 3. Outro grupo de voluntários foi da Assembléia de Deus, do bairro Novo Horizonte em Marabá. Jovens doadores se mobilizaram para praticar o bem. Nicole Martins, professora de inglês, estava feliz por se tornar uma doadora de sangue.

“Eu me senti muito emocionada por ajudar outra pessoa através da doação de sangue. E sempre que puder, estarei doando. É uma sensação muito gratificante”.

“Foram 91 comparecimentos e 70 bolsas coletadas. Um resultado muito satisfatório  para o nosso estoque e para o atendimento da rede hospitalar que não pode parar. Só temos motivos para agradecer aos grupos de voluntários que contribuem para esta missão de salvar vidas”, ressaltou Regiane Isaias, gestora do Hemocentro de Marabá. 

A Fundação Hemopa tem a responsabilidade de atender a demanda transfusional de todas as regiões do Pará e, por isso, possui unidades estratégicas em 8 municípios, além da capital. O Hemocentro Regional de Marabá atende 31 hospitais distribuídos em 16 municípios da região sudeste do Pará. 

A doação de sangue é um processo indolor e que resulta diretamente na expectativa de vida de milhares de pacientes que precisam de transfusão de sangue. 

Para doar sangue o cidadão precisa seguir os critérios básicos: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.

Fonte: Agência Pará

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!