Uma denúncia feita por uma escola resultou na prisão em flagrante de uma mulher suspeita de maus-tratos contra a própria filha, de 11 anos, em Belém. A ação foi realizada ainda no dia 19 de junho pela Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), vinculada à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data).
O caso veio à tona após a diretora de uma instituição de ensino procurar a unidade policial para informar que uma estudante havia relatado sofrer agressões físicas frequentes praticadas pela mãe. Segundo o relato da criança, na manhã do ocorrido ela teria sido agredida com golpes no rosto. A denúncia ganhou ainda mais força porque a escola apresentou fotografias que mostravam hematomas visíveis na face da vítima.
Diante das informações, os policiais seguiram até uma residência no bairro do Canudos, em Belém. No local, encontraram a suspeita, que confirmou as agressões. Conforme o depoimento prestado aos agentes, ela alegou ter agido porque a filha havia tirado uma nota baixa na escola.
Em seguida, mãe e filha foram conduzidas à sede da DATA Belém. A criança recebeu acolhimento especializado, passou por atendimento da equipe psicossocial e realizou escuta especializada, procedimento previsto para proteger vítimas em situações de violência. Além disso, os agentes encaminharam a menina para exame de corpo de delito, que deve comprovar oficialmente as lesões.
Já a mulher passou pelos procedimentos legais e, posteriormente, foi encaminhada ao sistema prisional. Ela permanece à disposição da Justiça.
O caso reforça a importância da atuação das instituições de ensino na identificação de possíveis situações de violência contra crianças e adolescentes. Além disso, destaca a necessidade de denunciar qualquer suspeita de agressão para garantir a proteção das vítimas e a responsabilização dos envolvidos. (Com DIário do Pará)


