Marabá
34°C
Clear sky

Dia dos Povos Indígenas é celebrado em Parauapebas

A programação inclui apresentações culturais e um amistoso entre os Xikrin do Cateté e Gavião Kykatêjê, a partir das 17h, no Estádio Rosenão, Bairro Liberdade.
Crédito: Reprodução

Nesta terça-feira (19), a cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, foi palco de grandes apresentações realizadas em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas.  A programação inclui apresentações culturais e um amistoso entre os Xikrin do Cateté e Gavião Kykatêjê, a partir das 17h, no Estádio Rosenão, Bairro Liberdade.

O evento começou na semana passada durante o Seminário de Capacitação Migrar, Acolher e Integrar – Os Warao em Parauapebas (indígenas venezuelanos)- e continuou hoje com a primeira edição do Prefeitura na Comunidade Indígena, ação que beneficiou cerca de 400 pessoas com a emissão de documentos, atendimentos de saúde e assistência social.

Parauapebas abriga boa parte da Terra Indígena Xikrin do Cateté, onde estão aldeias Kateté, Djudjekô, ÔôDjâ, Pokro, Krimei, Kamkrokrok, Pratinhopyry, Kametkore, Pukatiokrai Tekren, Tep-kre, KenNhoro, Kuiko, Badjon e Pykatingra. (Portal Debate com informações do Native News Carajás)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!