Dia do Indígena: Povo cobra respostas sobre morte de Isac Tembé no Pará

Crédito: Reprodução

Nesta segunda-feira, 19, é comemorado em todo território nacional o dia do indígena. O movimento indígena de Belém e o povo Tembé realizam diversas ações para  marcar essa data tão importante.

Ainda na manhã de hoje (19), será realizada uma audiência com Ministério Público do Federal (MPF) para cobrar a desocupação das terras indígenas, justiça para lideranças assassinadas, e vacina para indígenas em situação de cidade, dentre outras pautas.

Além de um ato público e ritual na frente do órgão. Uma audiência com o secretário de segurança do estado, Ualame Machado para cobrar punição aos assassinos da jovem liderança Isac Tembé, executado pela Polícia Militar, no dia 12 de fevereiro de 2021, na cidade de Capitão Poço, nordeste do Pará.

O povo Tembé vai entregar, pela tarde, no memorial dos povos os adereços de Isac Tembé para serem guardados no museu de Arte de Belém (MABE).  Também serão entregues um conjunto de 26 fotografias selecionadas pela jornalista Nice Tupinambá retratando momentos do ritual de passagem (velório) e das audiências e mobilizações realizadas para cobrar respostas e punição de todos os responsáveis pelo brutal assassinato.

Fonte: Roma News

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!