Cerca de 1.200 militares desfilaram na Avenida Antônio Maia neste 7 de Setembro (Foto: Jordão Nunes)

Na manhã deste sábado (7), em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, uma multidão compareceu à Avenida Antônio Maia, na Velha Marabá, para prestigiar o desfile em alusão ao Dia da Pátria. Com o tema “Identidades Brasileiras: Lugares, Cores, Saberes e Sabores”, usado por todas as unidades escolares presentes, os participantes levaram mensagens de respeito, diversidade e combate à intolerância.

Além dos estudantes, também participaram do desfile, que foi aberto pela Banda Municipal, entidades civis e militares, dentre elas o Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220 da Ordem DeMolay, entidade de caráter iniciático e filantrópico patrocinada pela Maçonaria que congrega rapazes com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos. A entidade tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens.

Escola de Ensino Fundamental Anísio Teixeira encantou a Antônio Maia (Foto: Jordão Nunes)

Os integrantes da parada passaram pela Antônio Maia marchando, encenando e fazendo coreografias; destaque para a Escola de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, localizada no núcleo Cidade Nova, e para a Escola Estadual Plínio Pinheiro, que, em uma demonstração de unidade, desfilou com três ex-diretores e cerca de 400 alunos. Situada no Centro Histórico, a escola completa 50 anos de atividade em Marabá.

Foto: Jordão Nunes

A secretária de Educação, Marilza de Oliveira Leite, ressaltou a importância de momentos como este para a formação dos alunos. “A cidade se movimenta, as comunidades se movimentam. Hoje nossos alunos desfilam com temas atuais de preservação do meio ambiente. Contando nossas histórias, valorizando nossos ídolos. Um resgate grande do civismo, com todos os alunos imbuídos desse valor”.

Para o general de brigada Carlos Henrique Teche, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, recém-chegado em Marabá e participando pela primeira vez do evento no município, o 7 de Setembro é uma data festiva, de civismo e patriotismo. “Uma festa bonita, com participação grande de todas as pessoas. Muito bem organizado, todos muito bem preparados. Muito feliz de fazer parte desse conjunto”. O Exército participou com aproximadamente 1.200 homens.

CMRio foi exemplo de organização (Foto: Jordão Nunes)

Exemplo de organização, o Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio) foi outro grande destaque desta data. Com em torno de 150 alunos na avenida, a escola arrancou aplausos da multidão, assim como das autoridades presentes na tribuna, como o prefeito Sebastião Miranda Filho, a vereadora Cristina Mutran — representando a Câmara Municipal —, o secretário regional de governo João Chamon Neto e o general Teche.

O secretário de Cultura de Marabá, José Scherer, comemorou o resultado do desfile. “É um momento ímpar. Uma homenagem à nossa querida pátria. É importante porque é um momento que marca a vida dos jovens que passam pela avenida. Uma multidão de gente. Nós, enquanto governo, temos que dar essa condição das pessoas manifestarem sua arte e sua cultura”.

Foto: Jordão Nunes

O desfile, realizado pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), durou cerca de quatro horas, encerrando com a passagem da Polícia Militar, que levou cerca de 200 militares para a passarela do patriotismo.

Vinícius Soares