Derci Lermen se reúne com PT e articula saída de Rafael Ribeiro do MDB de Parauapebas

Político conversou também com outras legendas de centro esquerda para pavimentar sua saída do MDB de Helder Barbalho.

PARAUAPEBAS (PA) – Nas últimas semanas, o prefeito Darci Lermen (MDB) tem dito que o grupo político que deu a ele os dois últimos mandatos não existe mais em Parauapebas. O atual prefeito deverá fazer o lançamento da pré-candidatura do vereador Rafael Ribeiro (MDB), nos próximos dias, para sucedê-lo, muito longe dos conchavos políticos com Helder Barbalho (MDB).

Darci teria decidido romper as amarras políticas com Helder Barbalho. O governador escolheu o deputado Ivanaldo Braz (PDT) como seu candidato na Capital do Minério. Segundo pessoas próximas ao gestor, nos últimos dias, ele não estaria atendendo ligações de Helder, evitando com isso ter que se comprometer com a estratégia de unir todos os correligionários em torno da candidatura de Braz rumo ao Palácio dos Ventos.

Nesta semana, vazou a foto de uma reunião de Darci Lermen e Rafael Ribeiro com a Executiva Municipal do Partido dos Trabalhados (PT) em Parauapebas. Comenta-se que o atual prefeito estaria retornando ao seu antigo Partido (PT) e levando consigo seu pupilo a tiracolo. De olho em seus processos por corrupção, Darci entende que Helder encontra-se em fim de mandato e vai se agarrar com seu antigo parceiro Luís Inácio Lula da Silva (PT).

O problema é que parte da chamada “velha guarda” do PT quer distância de Darci. O político é visto como um traidor de “carteirinha”, logo os mais antigos não estariam dispostos a embarcar em mais uma estratégia do ex-aliado. Corre à boca pequena que Darci Lermen está fazendo com o coitado do Rafael Ribeiro a mesma coisa que fez com os ex-aliados Coutinho (PT) e Bel Mesquita (MDB), ou seja, vai alijar o jovem vereador da vida política de Parauapebas.

Darci Lermen é mestre em “seduzir” seu pré-candidato a sucessão a cair em seu “canto da sereia”. No início da campanha, ele entra na cabeça do “ungido” com promessas de “mundos e fundos”, mas depois inventa uma doença ou uma viagem e desaparece da Capital do Minério, deixando seu então candidato com “uma mão na frente e outra atrás”.

Nesta atual empreitada política, Rafael Ribeiro vai perder a eleição e, meses depois, Darci retornará como pré-candidato à eleição de 2027. As candidaturas de Braz e Rafael é tudo o que quer o vereador e líder em todas as pesquisas, Aurélio Goiano (PL). Segundo a Doxa Pesquisa, o candidato bolsonarista possui 36,8% de intenções de voto.

Em segundo lugar, vem o vereador Rafael Ribeiro (MDB) com 15,5% e Braz obteve apenas com 8,2%. O governo do prefeito Darci Lermen (MDB) é aprovado por 34,0%; enquanto sua desaprovação chega a 60,5% da população da “Capital do Minério”. De acordo com fontes ligadas ao Portal Debate, Darci também estaria conversando com outras legendas de centro esquerda de Parauapebas para pavimentar sua saída do MDB de Helder Barbalho. (Pedro Souza)

Aurélio Goiano é uma “pedra no sapato” de Darci Lermen – Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!