Darci defende “fique em casa” após derrota na Justiça

Decisões inconsequentes de Darci Lermen (MDB) repercutiram na capacidade do sistema de saúde, que colapsou | Foto: Reprodução

Após o juiz Lauro Fontes Junior, titular da Fazenda Pública de Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas, determinar a suspensão de quatro artigos do decreto de flexibilização das atividades assinado pelo prefeito Darci Lermen (MDB), o lema no município agora é “fique em casa”.

Conforme o magistrado, acolhendo pedido do Ministério Público Estadual, a flexibilização do toque de recolher e do funcionamento de alguns setores econômicos, como academias de ginástica, teria elevado potencial de repercutir na capacidade de resposta médico-hospitalar em Parauapebas.

E, de fato, repercutiu. A rede pública de saúde de Parauapebas implodiu. A taxa de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria atingiu 100% na terça-feira (16).

“No intuito de harmonizar essa circunstância, ou seja, a existência de uma contrariedade entre as medidas administrativas – Estadual e municipal -, editadas para solucionar o mesmo problema sanitário, à partida, esclareço que os contornos do ato administrativo contido no Decreto municipal n. 1.076/21 são nulos”, escreveu Lauro Fontes Júnior na decisão.

Em vídeo publicado nesta quinta-feira (18) em página no Facebook, a Prefeitura de Parauapebas ilustra o risco de contágio da covid-19 com dominós e locução sóbria. O mesmo vídeo havia sido usado no início da pandemia. “A pandemia do coronavírus segue crescendo. E enquanto as pessoas continuarem saindo às ruas ou desrespeitando a distância recomendada, só uma coisa pode acontecer: o vírus vai se espalhar rapidamente entre nós e continuar fazendo mais e mais vítimas. Neste momento, só uma atitude pode parar o avanço do vírus: a distância. Respeite o isolamento. Se for preciso sair, use máscara e mantenha a distância entre as pessoas. Só separados é que vamos conseguir nos unir para derrubar o vírus. Quebre o ciclo. Fique em casa”, narra a peça publicitária. (Vinícius Soares/Debate Carajás)

Prefeitura de Parauapebas faz campanha pelo “fique em casa” depois de ver decreto flexibilizando atividades ser derrubado na Justiça

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!