Marabá
24°C
Scattered clouds

Em uma década, Marabá conta 639 denúncias de crimes ambientais

Agressões ao ecossistema prejudicam a biodiversidade
Em uma década, Disque-Denúncia de Marabá recebeu 639 queixas de crimes ambientais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A biodiversidade é o conjunto de seres vivos existentes (plantas, animais e micro-organismos) nos mais variados ecossistemas, seja terrestre ou aquático, portanto o dia 22 de maio foi sancionado pelas Nações Unidas para celebrar as questões de biodiversidade.

O Disque Denúncia Sudeste do Pará recebeu no período de 01 de janeiro de 2011 a 20 de maio de 2021, 639 denúncias de crimes ambientais que causam prejuízos a biodiversidade Marabaense, sendo poluição do ar (41,5%), queimadas (22,7%), extração irregular de árvores (7,2%), poluição das águas (7%), guarda/comércio de animais silvestres (5,5%), desmatamento florestal (4,5%), caça ilegal de animais (3,6%), extração irregular do solo (3,6%), despejo de esgoto clandestino (3%), pesca e venda de peixes no período do defeso (0,8%), desvio de curso do rio (0,3%) e poluição/contaminação do solo (0,3%).

Em 2020 foi registrado o maior número de denúncias (150), seguido de 2021 com 97 denúncias já no primeiro semestre do ano (gráfico 01). Os crimes ocorrem geralmente nos bairros Nova Marabá (33%), São Félix I (4,7%), Velha Marabá (4,7%), Liberdade (4,5%) e Belo Horizonte (4,2%).

Gráfico 1: Quantidade de denúncias por ano

Fonte: Disque Denúncia Sudeste do Pará, 2021.

De acordo com Rubens Borges Sampaio (Secretário de Meio Ambiente de Marabá): “a biodiversidade, no sentido mais amplo, trata da vida nos ecossistemas do nosso planeta, e atinge todas as espécies da flora, fauna e a vida microbiana existente, bem como, as suas funções ecológicas.

Com relação a toda essa biodiversidade do nosso planeta, aproximadamente 10% estão localizadas na Amazônia, e muitas dessas espécies que ocorrem aqui, encontrasse ameaçadas de extinção. A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta com aproximadamente 6,7 milhões de km2 de área. Desta, cerca de 60% (4,1 milhões de km2) se encontra em território brasileiro.

A biodiversidade da Amazônia, ainda é muito pouco conhecida. Por isso, identificar, estudar e proteger a flora, a fauna e os ecossistemas, podem conter inúmeros benefícios para a sociedade, o que torna uma missão fundamental para toda a sociedade e para as futuras gerações”.

Para combater os crimes ambientais o Disque Denúncia e a SEMMA criaram o programa Linha Verde e para realizar denúncias anônimas a população pode entrar em contato com o Linha Verde, através do telefone fixo e WhatsApp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android.

Fonte: Disque Denúncia Sudeste do Pará/Ascom

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!