Uma denúncia anônima chegou ao Portal Debate Carajás, ontem (14), relatando a situação de rua vivida por alguns jovens e adolescentes, no Terminal Rodoviário do Km 6, em Marabá, no sudeste do Pará. De acordo com o denunciante, apenas um garoto de 12 anos de idade, muito violento, costuma dormir no local.
O restante das crianças vivem perambulando pelas ruas de Marabá, pois já foram vistos em diversos locais da cidade. Segundo a denúncia, o Conselho Tutelar já esteve no local, mas nada foi feito para reinserir os menores no seio familiar de cada um. Eles ainda não estão cometendo pequenos delitos, apenas pedem comida e atazanam a vida dos passageiros e comerciantes.
Para se resolver um caso complexo como esse, integrantes do Conselho Tutelar de Marabá precisam ‘vestir as calças’ e honrar o salário pago com dinheiro público. Se a rede de proteção à criança e adolescente existe em Marabá, ela está diante de uma ótima oportunidade para justificar que não existe somente ‘no papel’.
O Portal Debate Carajás vai acompanhar a atuação da rede de proteção à criança e adolescente em Marabá na resolução deste caso. Caso ninguém ‘se mexa’, faremos novas denúncias junto aos órgãos de fiscalização e controle para se encontrar uma saída para um problema social que só aumenta em Marabá. Não conseguimos contato com membros do Conselho Tutelar do bairro Nova Marabá.

Fonte: Humberto Viana Alicante