CRAS de Marabá atendeu mais de 16 mil famílias em 2022

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) compreende um dos principais serviços da rede de assistência social, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
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O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) compreende um dos principais serviços da rede de assistência social, que auxilia famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Somente em 2022, mais de 16 mil famílias foram atendidas pelos quatro CRAS de Marabá.

Com o acesso ao CRAS, as famílias podem contar com atendimentos realizados por psicólogos e assistentes sociais, ingresso no programa de acompanhamento e nos grupos de convivência voltados a faixas etárias específicas como os idosos, crianças, adolescentes e gestantes, a depender da dinâmica de atividades de cada CRAS.

“Aí dentro do serviço de convivência a gente faz esse encaminhamento. Aqui mesmo dentro do CRAS, eles participam de cursos profissionalizantes, que a gente conta com a Seaspac, Departamento de Emprego e Renda, que traz esses cursos para dentro do CRAS ou então para localidades distantes, que é o pessoal da zona rural que não tem como locomover para cá”, explica Mônica Rodrigues, coordenadora do CRAS da Folha 13.

Mônica Rodrigues, coordenadora do CRAS da Folha 13

As pessoas atendidas também podem ter acesso a benefícios sociais como Bolsa Família e Tarifa Social de energia elétrica. Nesse caso, a equipe de cada CRAS é responsável pelo cadastro a fim de saber se as famílias atendem alguns requisitos.

Um dos requisitos para o recebimento do Bolsa Família, por exemplo, é a renda per capita. Para famílias em situação de pobreza, a renda têm que ser de R$210 por pessoa. Já para as famílias em situação de extrema pobreza, a renda por pessoa tem que ser de R$105.

“O nosso foco dentro do CRAS é o Cadastro Único. O Cadastro Único abre um leque de benefício sociais. As pessoas pode estar inserida na Tarifa Social, pode estar recebendo o Auxílio Brasil, que é o Bolsa Família”, reitera a coordenadora.

O Número Social de Inscrição (NIS) do Cadastro Único é imprescindível para ter acesso aos serviços da rede de assistência social.

A coordenadora do CRAS de Morada Nova, Lucineide Pereira, explica que os serviços de convivência são complementos dos acompanhamentos realizados junto às famílias por meio do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF).

Lucineide Pereira, Coordenadora do CRAS de Morada Nova

“O serviço de convivência é um complemento do acompanhamento do PAIF. É um acompanhamento pelos técnicos como assistente social e psicólogo. É um acompanhamento continuado, com visita domiciliar, atendimento psicológico, trabalhos em grupo, oficinas. Esse trabalho do serviço de convivência é voltado para as atividades grupais. É cultural, de esporte, artístico”, ressalta a coordenadora.

Só o grupo de convivência de idosos do CRAS Morada Nova conta com cerca de 40 idosos em atividades como passeio e dança.

“Esse serviço fortalece a socialização, a integração social desses idosos que às vezes ficam isolados em casa. No CRAS eles têm todo apoio e convivência”

Com o início de 2023, esses grupos de convivência já retornam às atividades. Os CRAS também podem oferecer cursos e oficinas em parceria com outros departamentos e instituições. É o caso, por exemplo, das atividades realizadas em parceria com o Departamento de Emprego e Renda.

Esses cursos e oficinas são solicitados pelos CRAS e buscam ajudar as famílias a ter uma renda por meio de artesanato, culinária e outras formações.

Outros serviços executado pelos CRAS é a entrega da carteirinha do idoso que possibilita viagens intermunicipais e interestaduais e os benefícios eventuais como cesta básica, auxílio natalidade e a auxílio funeral. Em 2022, foram cerca de 3.500 benefícios eventuais entregues.

Foram 20 mil atendimentos particularizados, que são aqueles com técnicos, seja psicólogo ou assistente social, ou atendimento realizado para atualização do Cadastro Único, realizados em 2022.

Luiz Silva, diretor técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) faz um convite para que as pessoas que se encaixam nos critérios de atendimento, busquem o CRAS mais próximo para participar das atividades desenvolvidas em cada centro.

Luiz Silva, diretor técnico da Seaspac

“É importante destacar que as atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo retornam a partir da semana que vem. Então, venha até o Centro de Referência, procure a recepção que eles vão encaminhar você para um atendimento posteriormente para estar inserindo nesses grupos. Então, a sociedade marabaense que tem dentro da sua composição familiar esse público de crianças e adolescentes, ou idosos, procure o Centro de Referência, realize ações que são dentro do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo e venha participar das nossas atividades”, convida. Além dos CRAS da Folha 13 e Morada Nova, Marabá conta também com centros nos bairros Bela Vista e Amapá.

O CRAS da Folha 13 tem um projeto específico para adolescentes de 12 a 17 anos em vulnerabilidade social. O Centro de Apoio à Criança e Adolescente (Ceaca) realiza atividades de produção de brinquedos e artesanato de madeira. (Com informações da Secom PMM)

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