Covid-19 castiga população e prefeito planeja lockdown em Itupiranga

Crédito: Reprodução

Nos últimos dias, aumentou bastante o número de mortos e infectados pelo coronavírus na cidade de Itupiranga, no sudeste do Pará. Para complicar a situação, segundo a população, a zona rural do município está infestada de casos da covid-19. O número de mortos e doentes levou o prefeito Benjamin Tasca (PSD) a planejar a aplicação de medidas restritivas bastante duras para conter o avanço da doença. Algumas pessoas falam em decretação de lockdown.

A Vila de Cajazeiras, distante 31 km do centro da cidade, estaria com vários moradores infectados, e o que é pior, muitos estariam se recusando a procurar atendimento médico, preferindo se tratar em casa, contribuindo sobremaneira para o agravamento do quadro sanitário. Esse comportamento inadequado estaria elevando o número de óbitos e contaminados, porque está acontecendo em outras comunidades mais isoladas da vasta área rural.

No início da pandemia, em 2020, a cidade de Itupiranga foi vista como referência no combate à pandemia. A entrada do perímetro urbano foi isolada por barreiras sanitárias e amontoados de terra para impedir o trânsito de pessoas oriundas de outras localidades. As vilas adotaram a mesma medida, utilizando toras de madeira e carradas de piçarra para impedir a proliferação do vírus. Entretanto, em 2021, as ‘redes foram soltas’ e o novo coronavírus está castigando a população.

Nesta sexta-feira (23), está prevista uma entrevista de Benjamin Tasca para explicar a situação sanitária da população e anunciar as medidas restritivas, a serem implementadas a partir de segunda-feira (26), visando a barrar o avanço da covid-19. Para muitos, vários prefeitos da região sudeste do Pará cederam a pressão de empresários, liberam muito cedo as atividades não essenciais e, como castigo, está ocorrendo uma explosão de casos de mortos e infectados.

Itupiranga possui cerca de 51 mil habitantes, mas o último boletim epidemiológico, publicado pela Prefeitura Municipal, em 21/4/2021, apresenta 47 óbitos; 54 pacientes em isolamento domiciliar; 13 doentes internados em leitos de enfermaria e 07 em leitos de UTI. O documento sanitário evidencia ainda 11 novos casos confirmados e 49 casos suspeitos.  O número de mortos e contaminados de Itupiranga, proporcionalmente, estaria chegando ao mesmo patamar de Parauapebas e Marabá, cidades mais atingidas pela covid-19 na Região do Carajás. (Texto: Pedro Souza/Portal Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!