Cosanpa intensifica trabalhos para restabelecer fornecimento de água

A EEAT é a responsável pela elevação da água para o reservatório elevado, que faz a distribuição da água para as redes distribuidoras e à população local.
Créditos: Reprodução

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ -Neste domingo (19), por volta das 06h houve falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Núcleo Nova Marabá, responsável pela produção de água do sistema que abastece bairros inseridos neste Núcleo e no Núcleo Cidade Nova, atingindo a uma população aproximada de 84.000 habitantes. A concessionária de energia Equatorial foi acionada.

Após análises foi verificado que o transformador que energiza e estação responsável pela movimentação de dois conjuntos moto-bombas de 600 CV, sofreu avaria. A EEAT é a responsável pela elevação da água para o reservatório elevado, que faz a distribuição da água para as redes distribuidoras e à população local.

Vale destacar que a captação está operante, pois está vinculada a outro transformador, e dessa forma a água continua sendo captada, tratada e reservada no
apoiado, ou seja, está sendo produzida, e em função disso está havendo distribuição por meio de caminhões-pipa a hospitais, e na medida do possível, à comunidade.

O transformador avariado possui a seguinte especificação: 1.500 KVA; 4.160 V, sendo de uso exclusivo da COSANPA. O mesmo já foi transportado segunda-feira (20), para uma oficina localizada em Marabá a fim de realização de avaliação técnica do problema para a sua solução.

Concomitantemente a essa providência, uma equipe em Belém está envidando esforços visando à busca de alternativas, a exemplo de disponibilizar um outro transformador instalado no 9º setor (Pedreira), além de contatos com a Equatorial. Finalmente até o momento não há previsão para o reestabelecimento da
normalidade do sistema.

Nota da Equatorial

“A Equatorial Pará informa que foi acionada devido a um problema no circuito de energia que atende a Cosanpa no domingo, 19. Ao chegar ao local, a distribuidora constatou que a situação ocorreu por conta de um problema interno devido a interferência de um animal nas instalações elétricas da própria Cosanpa.”

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!