Foto: Reprodução
Marabá não está preparado para retomar as atividades gradualmente depois da pandemia provocada pelo Covid-19. Não está, pois o contágio e as mortes não diminuíram por aqui. Não fizemos nosso ‘dever de casa’. Em outras regiões da estado do Pará, sim, mas em Marabá, uma ‘volta ao normal’ agora faria crescer bastante o número de óbitos.
No início da noite de ontem (1), a prefeitura confirmou mais 5 mortes provocadas pelo novo coronavírus. As vítimas, desta vez, foram 3 homens e duas mulheres, na faixa etária entre 43 e 87 anos. De acordo com a Prefeitura de Marabá, todos estavam em estado grave em UTI.
Nunca uma semana ou duas de ‘lockdown’ estão fazendo tanta falta para nós. A quantidade de pessoas no trânsito e no comércio de Marabá indica que voltamos ‘à normalidade’. Muitos já não se preocupam em usar a máscara muito menos se preocupam com o distanciamento social. A Covid-19 se instalou por aqui e se a população não ajudar as autoridades sanitárias, ainda vai morrer muita gente.
O boletim epidemiológico registra ainda 99 altas nos últimos dois dias, o número de pacientes em tratamento é de 195 infectados, sendo 47 em internação hospitalar, 12 em UTI e 97 isolamento em familiar . Se a população não colaborar, usando máscara, álcool em gel e ficando ‘em casa’, a ‘normalidade vai demorar a chegar por aqui, muito menos reiniciar as aulas daqui a menos de um mês.
Pedro Souza