COP 30: Belém cria Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas

Iniciativa visa a impulsionar políticas destinadas ao desenvolvimento sustentável na capital paraense e vai orientar as ações preparatórias para a COP-30, que será realizada em novembro de 2025

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Belém vai instalar oficialmente o Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas e empossar os seus membros titulares e suplentes na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

O Fórum é um suporte fundamental, segundo a prefeitura, para as ações preparatórias para a COP-30, que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.

O Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas (FMMCB) foi instituído pela Prefeitura de Belém, por meio do Decreto nº 107.851/2023, de 27 de julho, para impulsionar políticas destinadas ao desenvolvimento sustentável na capital paraense.

No período de 11 a 18 de setembro de 2023 foram realizadas reuniões setoriais que elegeram 68 representantes dos segmentos empresarial, de trabalhadores e dos diversos movimentos sociais para integrar o Fórum, de acordo com as diretrizes de efetiva participação democrática e popular nos centros decisórios da gestão municipal.

Foi uma oportunidade de dar voz à sociedade, dialogar sobre os impactos do clima, estimular o debate público sobre o tema, além de potencializar ações de proteção ao meio ambiente, à saúde da população e às atividades socioeconômicas.

O Fórum é um espaço aberto à sociedade e reúne representantes das secretarias municipais de Belém, autoridades federal e estadual, instituições de ensino e pesquisa, Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações e entidades que tratam sobre o tema. (Portal Debate, com g1 Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!