Conta de luz deve vir mais barata na próxima fatura

O fim da bandeira de escassez hídrica deve trazer um alívio ao bolso do consumidor.
Crédito: Divulgação

Em abril de 2022, foi determinado o fim da chamada bandeira de escassez hídrica na conta de energia elétrica. Na prática, o consumidor deixa de pagar adicional de R$ 14,20 a cada a 100 kWh que incidia na fatura da conta de luz desde setembro de 2021.

Conforme o informado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no último dia 29 de abril, em maio, entra em vigor a bandeira verde para todos consumidores do Sistema Interligado Nacional, o qual abrange grande parte do país.

Isto quer dizer que não haverá a incisão de nenhum adicional, ou seja, zero cobranças extras. A medida tornou-se viável devido às boas condições de geração de energia no país, segundo a Aneel.

Em resumo, mediante a aplicação da bandeira verde, em geral, haverá uma redução na conta de luz paga pelo consumidor, pois, como dito, não há nenhuma espécie de adicional nas tarifas de energia. A referida bandeira mais barata entra em vigor pela primeira vez desde o final de 2020, quando a crise hídrica começou a assolar o país.

Por sua vez, vale ressaltar que a partir de junho deve começar a incidir uma proposta que prevê reajustes quanto ao acréscimo pago em cada bandeira tarifária na conta de energia elétrica. (Portal Debate com informações do Jornal Contábil)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!