Marabá
26°C
Overcast clouds

Confira os sete cuidados que você deve tomar neste verão

Da alimentação à estética, é importante se manter saudável e protegido durante a época
A Praia do Tucunaré, em Marabá, também é sinônimo de verão | Foto: Reprodução/YouTube
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Para muitos, verão é sinônimo de férias, praia e muita diversão. Mas para aproveitar a estação mais quente do ano, vale a pena ficar de olho em alguns cuidados.

Da alimentação à estética, é importante se manter saudável e protegido durante a época. Confira sete dicas para não perder o controle neste verão.

1. Evitar o sol entre as 12h e 16h

Embora não seja possível evitar completamente o sol, o mais importante é evitar a exposição durante as horas de maior calor, isto é, entre 12h e 16h. Neste horário, os raios solares são mais fortes e, por isso, além de existir um risco maior de queimaduras solares, a temperatura do corpo pode aumentar rapidamente e levar à insolação, em que o corpo perde água e sais minerais, podendo levar à desidratação grave.

2. Praticar atividade física

O exercício físico é fundamental para manter seu organismo funcionando corretamente, assim como para eliminar toxinas. Assim, durante o verão é recomendado que a atividade física seja feita no início da manhã ou no fim da tarde, pois o sol não está tão quente e, assim, não há tanta exposição solar. Além disso, sempre que possível é recomendado fazer atividade física em locais com sombra.

3. Usar roupas de algodão e cor clara

O uso de roupas leves de cor clara ajudam a pele a eliminar o excesso de calor do organismo por meio do suor. Dessa forma, é preferível optar por camisetas leves, shorts e vestidos de verão, por exemplo, além de ser importante evitar roupas mais escuras, já que absorvem mais calor.

4. Beber pelo menos 2 litros de água

Apesar de o consumo de água ser importante todos os dias, independentemente da época do ano, no verão a água é indispensável. Isso porque devido ao calor típico do verão, o corpo perde água mais facilmente, o que pode prejudicar o funcionamento correto do organismo e resultar em desidratação. Por isso, é importante consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

5. Evitar refeições pesadas

Refeições muito grandes, com alimentos picantes ou com outros ingredientes que não são facilmente digeridos, como os embutidos, por exemplo, tornam o organismo mais lento e provocam um excesso de trabalho pelo estômago, além de também aumentarem o calor, o que pode trazer risco para a saúde. Dessa forma, é preferível consumir refeições leves e com alimentos de melhor digestão, como vegetais, frutas e massas, por exemplo

6. Manter o ambiente arejado

É importante que o ambiente tenha uma boa circulação de ar, evitando que o ambiente fique quente e abafado, sendo assim também possível evitar a insolação e suas consequências para a saúde. Para manter o ambiente bem ventilado, é essencial deixar as janelas abertas ou fazer uso de ventilador ou ar condicionado, no entanto no caso do ar condicionado é importante que a manutenção seja feita de forma regular para evitar o acúmulo de ácaro e poeira e a proliferação de outros microrganismos, o que também pode ser prejudicial para a saúde.

7. Proteger contra o cerol

Ah, e na temporada de pipas não poderia faltar o velho cerol, que tantas vidas já ceifou. Embora as autoridades já atuem contra o cerol em Marabá há bastantes anos, não é raro flagrar pipas com linhas carregadas de cerol – mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído. Dessa forma, é recomendado usar luvas nas mãos e uma pescoceira anticerol de neoprene e instalar na moto ou na bike uma antena corta pipa. São itens baratíssimos que trazem segurança e fazem toda a diferença.

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!