Marabá
32°C
Clear sky

Corpo de Bombeiros do Pará lança edital de concurso com 405 vagas para soldado

De acordo com o edital, os interessados em participar poderão se inscrever entre os dias 3 de março e 7 de abril 
Foto: Divulgação

Este ano, diversos concursos já foram anunciados. Milhares de estudantes seguem firmes nos estudos aguardando a divulgação dos editais para ingressarem no serviço público. A retomada gradual do setor econômico e do atendimento presencial tem possibilitado abertura de novas vagas em áreas distintas nas instituições públicas brasileiras.

O concurso dos Bombeiros é um dos concursos mais esperados do Pará.  O edital foi  publicado no Diário Oficial nesta  quinta-feira (3).  O certame é organizado pelo Instituto AOCP, com 405 vagas para praças combatentes (soldado), de nível médio, com salário de R$ 3.960.

De acordo com o edital, os interessados em participar poderão se inscrever entre os dias 3 de março e 07 de abril  por meio do site www.institutoaocp.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 68,50.

Em anúncio feito nas redes sócias na última terça-feira (2), a secretária de Estado de Planejamento e Administração fez anúncio nas redes sociais Hana Ghassan destacou ser um dos concursos mais importantes do Estado . “Uma grande oportunidade para quem quer ingressar em uma das corporações mais respeitadas do Estado”. 

Segundo o edital, o regime de trabalho do bombeiro militar é de dedicação integral exclusiva, por sistema de escala de serviço, sendo incompatível com o exercício de outra atividade pública ou privada, nos termos da legislação em vigor.

Etapas do concurso

O editado do concurso prevê que os candidatos serão avaliados em cinco etapas. São elas:

1ª Etapa: Exame de Avaliação de Conhecimentos, com Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, abordando todas as disciplinas constantes do conteúdo programático a ser informado posteriormente;
2ª Etapa: Exame de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas) e entrevista individual;
3ª Etapa: Exame de Avaliação de Saúde, de caráter eliminatório;
4ª Etapa: Exame de Avaliação de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
5ª Etapa: Investigação de Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório.

Com exceção da investigação dos antecedentes pessoais, as etapas serão realizadas nas cidades de: Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. O local de prova deverá ser escolhido pelo candidato no momento da inscrição.

Prova objetiva

A prova objetiva está marcada para o dia 15 de maio. Nessa etapa, os candidatos deverão responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Raciocínio Lógico, 15 de Química, 15 de Física, 10 de Biologia e 15 de Legislação Específica.

O exame objetivo terá como valor máximo 160 pontos. O participante deverá obter, pelo menos, 50% do total de pontos, para ser considerado habilitado para prosseguir nas próximas etapas da seleção.

Exame de avaliação psicológica

Para o exame de avaliação psicológica, por exemplo, serão convocados os classificados em posição até três vezes o número de vagas. Nessa fase o candidato será considerado indicado ou contraindicado de acordo com o perfil exigido para frequentar o curso de formação de praças.

O teste coletivo está previsto para 10 de julho. Já as entrevistas individuais devem ocorrer de 11 a 17 de julho.

Exame de avaliação de saúde

A terceira etapa do concurso (Exame de Avaliação de Saúde) será realizada, entre 14 a 18 de setembro, por meio de:

a) avaliações antropométrica e médica, que se basearão na análise de exames laboratoriais, de exames de imagens e de laudos médicos apresentados pelos candidatos;
b) avaliação clínica, referente às suas condições oftalmológica, odontológica e antropométrica.

Teste de avaliação física (TAF)

O TAF será constituído pelos seguintes exercícios: flexão de braços na barra fixa (barra pronada); abdominal em decúbito dorsal, em 45º; flexão de braço no solo; corrida de 12 (doze) minutos; natação 50 (cinquenta) metros.

Os testes serão realizados em dois dias (entre 14 e 23 de outubro), sendo:

1º dia: flexão de braços na barra fixa (barra pronada); abdominal em decúbito dorsal, em 45º; flexão de braço no solo e corrida, nesta ordem;

2º dia: natação.

Investigação dos antecedentes pessoais

A Investigação dos Antecedentes Pessoais será realizada durante o transcurso do concurso, por meio de investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal. O objetivo é buscar os elementos que demonstrem se o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo de Praça BM.

Essa etapa abrangerá o tempo anterior ao ingresso e será realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará – CBMP. Ela será iniciada por ocasião da aprovação do candidato na 1ª Etapa – Prova de Conhecimentos e terminará com a efetivação do seu ingresso como Praça BM.

Serão convocados para a apresentação da documentação relativa a 5ª Etapa – Investigação dos Antecedentes Pessoais, todos os convocados para a 2ª Etapa – Exame de Avaliação Psicológica.

Veja o edital

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!