A frase de amor, proferida pelo Papa Francisco, “Quem Sou Eu Para Julgar?”, após Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013, será o “tema oficial” da 8ª Parada LGBT TransXingu 2019, na Orla Xingu, no dia 7de julho de 2019, na cidade de Altamira, no Pará. O evento será a culminância de uma semana de atividades, voltadas para a valorização e respeito à diversidade sexual.

A realização da 8ª Parada LGBT TransXingu/2019 está recebendo apoio da OAB; Movimento de mulheres de Altamira; Universidade Federal do Pará (UFPA); Movimento LGBT do Pará, Aliança Nacional LGBTI; Governo do Pará; Prefeitura Municipal de Altamira; Brasil Novo e Vitória do Xingu. Para “Humberth Lexter”, Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT da Transamazônica e Xingu, a conjuntura política nacional exige luta e união do público LGBT.

Durante a jornada festiva da diversidade sexual no Xingu, atividades esportivas como a Copa gay e Gaymada serão realizadas. Além disso, oficinas de combate à DST e Hepatites Virais, entre outros temas, serão ministradas para o público LGBT. O evento conta ainda com a participação de vários ativistas como Beto Paes e João Jorge Neto. O Papa Francisco se tornou um símbolo de diálogo e tolerância, admirado por católicos e não católicos, em todo o mundo.