Marabá
23°C
Scattered clouds

Comerciários negociam com patrões remuneração do feriado de Corpus Christi

Celebrado neste ano em 3 de junho, o Corpus Christi não é feriado nacional, e cada cidade ou estado define como proceder. Em Marabá, a data é considerada feriado há 39 anos
O Centro Comercial da Cidade Nova, em Marabá | Foto: Portal Debate Carajás
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Funcionários de empresas varejistas e atacadistas de Marabá que trabalharem no Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3), terão de receber dobrado ou ter folga compensatória, de acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio do Município de Marabá (Sindecomar).

Por não ser feriado nacional, e sim ponto facultativo, cada cidade ou estado define como proceder quanto ao Corpus Christi. A decisão de manter a data como ponto facultativo foi divulgada pelo Ministério da Economia no fim do ano passado.

Em Marabá, a data é considerada feriado há 39 anos, quando a Lei Municipal nº 2.376/1982 foi sancionada pelo então prefeito Samuel Monção.

De acordo com o presidente do Sindecomar, Márcio Alves de Jesus, o feriado de Corpus Christi não consta na Convenção Coletiva de Trabalho, mas o Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom) apresentou um pedido de acordo no qual o patrão terá de pagar dobrado ao comerciário em expediente de até 8h, respeitando o horário de almoço e descanso. Há também a previsão de folga compensatória em outro dia da semana, dentro do prazo de 60 dias.

Além disso, caso o empregador forneça almoço no local, esse descanso previsto no horário de almoço pode ser reduzido a no mínimo 15 minutos.

Para Márcio de Jesus, é importante que os trabalhadores estejam cientes de seus direitos e deveres, indicando que o ente sindical possui perfis nas plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp.

Desse modo, o comércio de Marabá pode abrir no horário das 8h às 18h. A decisão de abertura fica a critério de cada empresa, que deve seguir as diretrizes de Sindecomar e Sindicom.

O que é celebrado no Corpus Christi?

A festa é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264 para ser celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “corpo de Cristo”. Para os católicos, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo. Assim como o vinho se converte em seu sangue.

A celebração não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada sempre 40 dias após a Quarta-Feira de Cinzas, o fim do carnaval. (Portal Debate Carajás)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!