Dr. Naves vence batalha contra a covid-19 e retorna a Marabá neste sábado

Médico contraiu a covid-19 em maio deste ano, foi transferido para São Paulo, mas conseguiu sobreviver à doença
"Dr. Naves" encontra-se em fase de recuperação - Crédito: Redes sociais

Nos primeiros dias do mês de maio de 2021, o médico José Divino Naves, conhecido como “Dr. Naves”, foi diagnosticado com a covid-19 e internado no Hospital Regional de Marabá (HRSP). O quadro clínico do paciente se agravou e ele foi transferido, no dia 9/5/2021, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“Dr. Naves” precisava realizar o tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), onde um pulmão e um coração artificiais ajudam o organismo do paciente que esteja com os órgãos comprometidos a funcionar, ou seja, a ECMO atua como um pulmão adicional para pacientes com covid-19, mas é um tratamento muito caro.

Na época, uma “vaquinha eletrônica” foi organizada pela filha médica, Roberta Naves, para ajudar a custear o complexo tratamento em São Paulo. Deu certo. Após 96 dias internado, 28 dias em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 dias em ECMO, ele  recebeu alta no dia 06 de agosto de 2021 e vai retornar para Marabá.

O médico vai desembarcar no Aeroporto João Correa da Rocha, neste sábado (18), por volta de 16h30. Segundo a família, “Dr. Naves” ainda se encontra em reabilitação, pois conta com apenas 30 % de sua força física normal, mas o paciente não sofreu danos neurológicos, logo, em breve, deverá voltar a trabalhar, pois ele não apresenta nenhuma sequela cognitiva.

Durante o tratamento, José Naves ficou seis dias internado no Hospital Regional de Marabá. Já em São Paulo, o médico ficou mais 90 dias baixado no Hospital Sírio-Libanês. “Dr. Naves” já marcou a data de retorno às suas atividades laborais. A partir do dia 4 de outubro de 2021, ele voltará a atender seus pacientes na Clínica Reunidas, localizada na VP-8, Folha 32, bairro Nova Marabá.

O retorno de José Naves para Marabá configura uma vitória da ciência e da fé contra a covid-19 que já matou 459 marabaenses. Nomes como Asdrubal Bentes, Nagib Mutran, “Seu Gaspar”, Tiago Koch, Creusa Salame, Coronel Silva, entre outras centenas de ilustres desconhecidos não tiveram a mesma sorte e foram a óbito, vítimas do famigerado coronavírus.

A família Naves agradeceu as orações que buscaram, na fé, a cura para o ente querido, assim como a contribuição financeira de todos através da “vaquinha eletrônica”. Muito conhecido e querido na Terra de Francisco Coelho, o retorno de José Naves mistura os sentimentos de gratidão, orgulho e alegria para o povo de Marabá. (Pedro Souza – Portal Debate Carajás)

Médico contraiu o coronavírus e quase morreu – Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!