MARABÁ (PA) – Um grande público está sendo esperado, na noite desta nesta quinta-feira (25), para o lançamento da pré-candidatura a prefeito do deputado, “Chamonzinho” (MDB), na cidade de Marabá, no sudeste do Pará. O evento contará com a presença do governador Helder Barbalho (MDB), políticos e dezenas de pré-candidatos a vereador pelos partidos PSDB, Cidadania, Republicanos, União Brasil, PRD e parte do PDT.
No cenário político atual, “Chamonzinho” lidera todas as pesquisas estimuladas de intenção de votos, mas observa com preocupação o crescimento do nome do deputado bolsonarista Toni Cunha (PL). “De olho” no principal adversário, o candidato emedebista passou a semana mobilizando seus eleitores junto com os candidatos a vereador, através da publicação de vídeos e inserções nas redes sociais de Marabá para o evento de hoje.
Os próprios adversários admitem que o grupo político de “Chamonzinho” é enorme, possui muita força, estrutura de campanha e conta com o apoio irrestrito de Helder Barbalho, logo o evento deverá contará com a presença de milhares de pessoas em um terreno localizado nas proximidades da Escola Heloísa de Souza Castro, esquina da Avenida Gaviões com a Rua Goiás, no Bairro Liberdade, no Núcleo Cidade Nova.

Pesquisa
Na última pesquisa estimulada, publicada pelo Instituto Paraná, no dia 15 de julho de 2024, manteve “Chamonzinho” à frente da corrida eleitoral com 40,3% dos votos válidos. Na segunda posição, o candidato emedebista terá como adversário o deputado Toni Cunha (PL) que obteve dos 31,2% dos votos válidos. Já na 3ª colocação apareceu Dirceu Ten Caten (PT) com 7,2%. Fábio Moreira (PSD), obteve 6,2%; e a ex-vereadora Irismar Melo (PP), com 3,1% da preferência do eleitorado de Marabá.
Preocupação
A pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Paraná, aquela que não mostra o nome dos candidatos a prefeito ao entrevistado, publicada no dia 15 de julho de 2024, mostrou uma número alarmante de eleitores indecisos e que ainda não sabem em quem irão depositar seu voto na urna no dia 6 de outubro de 2024. Esta postura do eleitorado mostra que o atual cenário político local sofrerá alterações em seu curso natural.
Os dados tabulados mostram que cerca de 68,4% dos eleitores não decidiram em quem votar em Marabá. Este número acende um alerta positivo ou negativo nas campanhas de Toni Cunha, Dirceu Ten Caten, Irismar, “Chamonzinho” e Fábio Moreira. De posse destas informações, os marqueteiros de campanha deverão se debruçar sobre os números para tentar melhorar a vida de seu candidato a prefeito de Marabá. (Pedro Souza)


