De 6 a 14 de julho, será realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, a 33ª Exposição Agropecuária de Marabá (EXPOAMA), no Parque José Francisco Diamantino. A EXPOAMA, é considerada a maior Feira Agropecuária do Norte do País, reunirá expositores, leilões, rodeio, shows, provas de muares, praça de alimentação, parque de diversão. O evento promete atrair um público de 15 mil pessoas por dia durante a festa.

Apostando em mais um evento de sucesso, o Sindicato dos Produtores Rurais decidiu realizar a feira novamente em julho como já é tradição. “Ano passado, diante do cenário econômico, optamos por realizar a feira em setembro, mas os resultados foram abaixo do esperado. Por isso, esse ano, mesmo com dificuldades, decidimos por manter a data que já faz parte do calendário de veraneio do município e vamos realizar a feira em julho. Nossa expectativa é superar o volume de negócios obtidos nos últimos anos”, afirma o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Ricardo Guimarães.

No período de 6 a 14 de julho, acontecerá a 33ª Expoama em Marabá.

O Presidente explica que a geração de negócios durante os nove dias de feira será resultado da comercialização de gado nos leilões e nas vendas realizadas pelos setores de veículos e implementos agrícolas, que são impulsionados pelos contratos de financiamentos do Banco do Brasil e Banco da Amazônia.

A EXPOAMA tornou-se uma importante vitrine para o produtor rural, que já é reconhecido pela qualidade do gado produzido na região, mas também é uma das principais opções de lazer de Marabá, para o público em geral, e uma fonte de aquecimento para comércio local. No vácuo da EXPOAMA, a rede hoteleira aumenta a taxa de ocupação, as lojas de roupas e calçados vendem mais, bares e restaurantes recebem mais clientes, postos de combustível registram aumento nas vendas, além de outros bons resultados.

Entre as principais atrações, em 2019, estão a Grande Cavalgada, marcando a abertura da EXPOAMA, amanhã (6), a partir de 8 horas, com saída da frente do Aeroporto. “Esperamos mais de 60 comitivas, cerca de 1.800 cavaleiros e amazonas. Estamos trabalhando com afinco na organização para que a cavalgada seja um evento seguro e exemplar no trato e respeito aos animais, como tem sido nos últimos anos”, garante o diretor do SPRM, Hélio Moreira Júnior

O público de Marabá e região vai poder aproveitar os grandes shows da EXPOAMA 2019. No dia 6, sábado, com entrada gratuita, vai ter Fernando Souza e Matheus; no dia 9, terça-feira, também com entrada franca, o Show gospel. No dia 10, quarta-feira, Matheus e Kauan e a abertura do Rodeio que será comandado pelo famoso locutor Marco Brasil. No dia 11, o público para curtir o show da banda Caviar com Rapadura. Dia 12, sexta-feira, serão duas atrações: Jonas Esticado e Mano Walter. E, dia 13, sábado, a noite é por conta de Lauana Prado.

Durante a Exposição Agropecuária, os visitantes poderão assistir, pela primeira vez em Marabá, a provas de “Team Penning” e “Ranch Sorting”. Nas provas, os cavaleiros, montados em seus animais, disputarão a apartação de gado. As modalidades são famosas entre os praticantes e prometem divertir o público. Como tem sido com as provas de Marcha de Muares, onde competidores de Marabá, da região e de vários estados brasileiros vão disputar uma premiação em dinheiro e troféus. O árbitro Renato Cabral, credenciado pela Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJPEGA), virá especialmente de Brasília para julgar a prova.

Serão realizados 6 leilões com gado de cria, recria e engorda. Entre os melhores e mais importantes do Brasil. Os os leilões da EXPOAMA reúnem os expoentes da pecuária bovina da região. “A expectativa é de comercializar mais de 15 mil reses e gerar um volume de 18 milhões em negócios”, garante Ricardo Guimarães.

Novidade

O Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá traz várias novidades para a Expoama 2019. Entre elas, o transporte gratuito de passageiros até a Feira. Numa parceria inédita com as empresas de transporte coletivo, Nasson e RTCM, todos os dias de exposição, serão disponibilizados ônibus gratuitamente, saindo da Rodoviária do KM 6 até o Parque de exposições de Marabá, sempre de 19 às 23 horas.

ASCOM/ SPRM