MARABÁ (PA) – Na madrugada desta quarta-feira (28/02), um casal foi flagrado enquanto tentava roubar um cabo de aterramento de um estabelecimento situado na Folha 28, no núcleo Nova Marabá, na cidade de Marabá, sudeste do Pará. De acordo com o proprietário do local, esse casal, ainda não identificado, já teria furtado mais de 100 aterramentos na região.
As imagens captadas pelas câmeras de segurança revelam um homem alto e magro, aparentando ter entre 25 e 40 anos, acompanhado por uma mulher mais baixa e magra, com cabelo curto e idade entre 25 e 35 anos. Por volta das 1h44min, o homem tenta danificar o suporte do aterramento, enquanto a mulher age como distração. Após quebrar o suporte, eles furtam o cabo de cobre e fogem do local. (assista ao final da matéria)
Segundo a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, o furto de cabos de cobre é considerado crime de receptação. O crime previsto no artigo 265 do Código Penal consiste em atentar contra a segurança ou funcionamento de serviços de utilidade pública, tais como água, luz, força ou calor, ou qualquer outro serviço semelhante. A pena prevista é de reclusão, de um a cinco anos, além de multa.
O cobre desempenha um papel essencial em diversos setores, incluindo energia, transporte, telecomunicações, saúde e tecnologia. Sua demanda é alta devido à sua presença em redes elétricas e em dispositivos tecnológicos cotidianos, como celulares e computadores.
(Portal Debate)