Candidatura de Keniston Braga implode grupo político de Darci em Parauapebas

O governador Helder Barbalho (MDB) estaria irritado com a fraca candidatura do vereador Rafael Ribeiro (União Brasil) imposta pelo atual prefeito da “Capital do Minério”.
Aurélio Goiano (Avante), Helder Barbalho (MDB) e Keniston Braga (MDB) - Fotos: Redes Sociais

MARABÁ (PA) – A expressão “Nada é tão ruim que não possa piorar” representa muito bem a bagunça generalizada que se transformou o grupo político liderado pelo Prefeito Darci Lermen (MDB), na cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará. Na pesquisa publicada pelo Instituto Gauss de Pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), no dia 18 de abril de 2024, o atual gestor  amarga uma rejeição de 71,20% da população da “Capital do Minério”.

De maneira planejada, Darci não seguiu a orientação do governador Helder Barbalho (MDB) que sinalizou apoio para as candidaturas do deputado Braz (PDT) ou Keniston Braga (MDB) e lançou o jovem vereador de primeiro mandato, Rafael Ribeiro (União Brasil), para sucedê-lo, mas  a “canoa entrou água”, pois o vereador bolsonarista Aurélio Goiano (Avante), lidera a corrida eleitoral com 51,50% dos votos válidos contra com 16,80% de Rafael Ribeiro.

“De olho” nas últimas pesquisas, Keniston Braga já percebeu que o nome de Rafael Ribeiro não vai decolar, conversou com Helder Barbalho e ambos decidiram confrontar o fraco candidato de Darci Lermen. “Um bom garoto, mais ainda não está preparado. Ainda não é a sua vez”, teria dito o governador do Pará sobre Rafael. Diante da iminência de perder a eleição, Helder teria decidido lançar a pré-candidatura de Keniston Braga. No entanto, este movimento tardio só embaralha e enfraquece a situação do caótico grupo político do atual gestor e fortalece ainda mais o nome de Aurélio Goiano.

De acordo com o blogueiro e escritor Luiz Vieira, nos bastidores do time de Darci, comenta-se que Rafael Ribeiro será usado apenas como “boi de piranha” para perder a eleição em 2024. Darci Lermen já teria usado essa mesma estratégia, em 2012, quando impôs, contra tudo e contra todos, a candidatura de Coutinho (PT) e abandonou-o no meio da campanha. Resultado da armação política, “Valmir da Integral” (PSDB) se elegeu fácil, mas fez um mandato desastroso que cimentou a volta de Darci, em 2016, nos braços do povo.

Segundo Luiz Vieira, a estratégia de Darci é a mesma com Rafael Ribeiro. O atual perfeito conta com a vitória de Aurélio Goiano nas urnas, no dia 6 de outubro de 2024, porém aposta  em um eventual mandato ruim do atual vereador e “Aí, pimba! Eis o povo pedindo o Darci de volta em 2028”. Rafael já teria sido alertado sobre o provável sumiço de Darci durante a campanha, porém ele não consegue visualizar as tramoias de seu padrinho político.

O Portal Opinião em Pauta publicou, na quinta-feira (16/5), que existe um movimento de Helder Barbalho para dialogar com o vereador bolsonarista e líder das pesquisas Aurélio Goiano. Nesse caso, a irritação maior seria com o prefeito Darci Lermen e seu pupilo, Rafael Ribeiro, que não cederam às estratégias do governador de lançar o deputado Ivanaldo Braz (PDT) como candidato a prefeito de Parauapebas.

Nos bastidores, já se comenta sobre possíveis operações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público (MPPA), na Capital do Minério. Motivos nunca faltaram, pois a corrupção salta aos olhos e a população demonstra cansaço com as atuações desastrosas da “Turma do Darci”. “Pero que si pero que no”, a pré-candidatura de Keniston Braga pode ser uma estratégia de Helder para se vingar de Darci Lermen, “rachar” e enfraquecer ainda mais o grupo do atual “prefeito rebelde”.

O movimento deflagrado por Helder Barbalho e Keniston Braga será excelente para a campanha de Aurélio Goiano, pois, a cada dia que passa, o vereador bolsonarista aumenta ainda mais seu capital político junto ao eleitorado de Parauapebas. Já sobre Darci Lermen e Rafael Ribeiro, só o tempo dirá se as mutretas políticas voltaram a ser praticadas pelo atual prefeito da Capital do Minério contra a campanha de seu “ungido”. (Pedro Souza)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!