Candidatos “estranham” números da Doxa Pesquisa em Itupiranga

Na pesquisa, o Prefeito Benjamin Tasca (PSD) lidera a “aceitação” e “rejeição” do eleitor. os pré-candidatos Wagno Godoy (2º) e Eider Gomes (3º) discordaram dos números apresentados.
Eider Gomes e Wagno Godoy - Fotos: Reprodução

ITUPIRANGA (PA) – Nesta quarta-feira (20), a empresa Doxa publicou uma pesquisa relacionada à disputa pelo cargo de prefeito “para lá de controversa”, na cidade de Itupiranga, no sudeste do Pará, pois os números apresentados na tabulação são muito diferentes de outros institutos de pesquisas.

Nas avaliações anteriores, o atual prefeito Benjamin Tasca (PSD) sempre apareceu na 2º colocação na casa de 27% dos votos do eleitor de Itupiranga, mas com uma rejeição de seu governo acima de 60% dos votos. Já o pré-candidato Eider Gomes (MDB) sempre apareceu na 1º colocação com mais de 50% dos votos quando confrontado direto com o atual prefeito.

A controversa se baseia no fato de que, na Pesquisa Doxa, Benjamin Tasca lidera a “votação” (34,2%) e também a “rejeição” (35,5%) algo quase impossível de acontecer, porque a sua gestão vem “caindo pelas tabelas”, ou seja, o gestor atual apresenta uma rejeição maior que a aceitação, logo os números não batem na cabeça da oposição que promete realizar uma pesquisa independente nos próximos dias e “falar a verdade” para a população.

A reportagem do Portal Debate conversou com Eider Gomes que apareceu, em 3º lugar na Pesquisa Doxa, com 18,3% e com o vereador Wagno Godoy (25,1%), na 2º colocação, e ambos discordaram da pesquisa divulgada porque, segundo eles, a rejeição de Benjamin só aumenta nas zonas urbana e rural de Itupiranga. Para os adversários do prefeito, os números apresentados devem ter sofrido uma “arrumação” para beneficiar Benjamin Tasca.

De acordo com Eider Gomes, outro elemento que deixa a pesquisa “estranha” é o fato de que o vereador Wagno Godoy sempre pertenceu a base aliada de Benjamin Tasca até 50 dias atrás. O movimento natural do eleitor seria os dois pré-candidatos dividirem os votos da antiga base eleitoral, não o atual gestor crescer na pesquisa, levar seu antigo pupilo a tiracolo e jogar o então 1º colocado para o 3º lugar.

Outro ponto dos números da Doxa que foi questionado por Eider Gomes e Wagno Godoy  é o fato de que a pesquisa, segundo a publicação, foi realizada entre os dias 15 a 20 de dezembro de 2023, porém ela foi publicada ainda no dia 20, algo impossível de acontecer, porque existe o processo de tabulação dos números, registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e posterior homologação pela corte eleitoral do Pará para publicação. Para ambos, a “análise” feita pela Doxa se mostra como uma espécie de “justificativa” para os dados apresentados, LEIA:

“A pesquisa mostra que em Itupiranga a disputa vai ser acirrada, despontando o atual prefeito, Benjamim Tasca, que vai defender seu mandato; o vereador Wagno Godoy e Eider Gomes. O atual prefeito está com uma aprovação de seu governo superior a desaprovação, mas com uma diferença de 17 pontos percentuais. No que tange à intenção de voto, Benjamim sai na frente com 34,1%, no entanto, quando olhamos a sua rejeição, ele aparece como o mais rejeitado com percentual de 35,5%. Significa que Benjamim tem um saldo negativo de -1,4 pontos percentuais, isto é, a intenção de voto menos a rejeição. Esse quadro demonstra que Benjamim terá grandes dificuldades de crescimento, uma vez que sua rejeição é maior que a intenção de voto. Por outro lado, o segundo colocado, vereador Godoy tem uma intenção de voto de 25,1% contra uma rejeição de 3,7%. Quer dizer que Godoy tem um saldo positivo de 21,4%, significando que seu potencial de crescimento é bastante considerável. Eider Gomes, apesar de ter saldo positivo na equação intenção de voto menos rejeição, seu ritmo de crescimento é lento. Bem, o jogo só está começando em Itupiranga. Os atores políticos já entraram em cena. Agora vamos acompanhar seus desempenhos”.

A reportagem não conseguiu falar com o representante da Doxa Pesquisa nem com o Prefeito Benjamin Tasca, porém o espaço fica aberto para futuras manifestações. O texto será acrescentado na matéria. (Pedro Souza/Portal Debate)

Itupiranga: Município vai ganhar Companhia Independente da PM - ZÉ DUDU
Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!