Candidato Ubirajara Sompré prioriza presentatividade política e pautas indígenas no Debate Podcast  

O programa Papos & Políticas foi ao ar neste domingo (16), às 10h, no Canal Debate.  

MARABÁ (PA)— Durante entrevista ao Debate Podcast, o candidato a deputado federal Ubirajara Sompré abordou temas relacionados ao desenvolvimento de Marabá e do estado do Pará, além de pautas voltadas aos povos indígenas. Entre os assuntos tratados estiveram a representatividade política, a destinação de emendas parlamentares, obras de infraestrutura, educação indígena e preservação cultural.

Ubirajara defendeu a eleição de representantes da própria Região de Carajás para a Câmara dos Deputados. Segundo ele, municípios como Marabá não conseguem executar sozinhos obras de grande porte e dependem da articulação política para garantir recursos federais. Nesse contexto, destacou a importância das emendas parlamentares e da atuação dos deputados junto ao Governo Federal.

Na área de infraestrutura, o candidato citou a necessidade de retirar o tráfego pesado de caminhões e carretas do centro de Marabá e destacou o projeto do anel viário. Para Ubirajara, obras dessa dimensão dependem de representantes da região que possam cobrar investimentos e acompanhar as demandas em Brasília, além da articulação com o Governo do Estado do Pará.

Ao falar sobre os povos indígenas, Ubirajara destacou ações realizadas em parceria com o Governo do Pará, como o programa Sua Casa, a emissão de documentos e a CNH Pai D’Égua. Também ressaltou a diversidade dos povos indígenas no estado e defendeu políticas públicas que preservem as línguas maternas, os costumes e as tradições. Na educação, destacou a necessidade de um ensino específico, diferenciado e bilíngue ou multilíngue, além da ampliação do acesso dos indígenas ao ensino superior.

Ubirajara, que é vereador em Marabá, também abordou a relação entre desenvolvimento regional e territórios indígenas. Segundo ele, atualmente não identifica grandes projetos no radar que possam provocar novos impactos diretos sobre as terras indígenas locais. O candidato ainda defendeu maior conscientização para a segurança no trânsito durante festividades e citou a discussão sobre a criação de uma universidade voltada aos povos indígenas como uma iniciativa para ampliar a formação e a autonomia das futuras gerações.(portal debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!