Câmara repudia fala de advogado durante júri popular em Marabá

Na ocasião, o advogado teria afirmado que “é da cultura do povo de Marabá” disparar armas de fogo para o alto como forma de comemoração durante partidas de futebol.

MARABÁ (PA) — A Câmara Municipal de Marabá, no sudeste do Pará, publicou nesta quarta-feira (4/6) uma nota oficial manifestando profundo repúdio às declarações do advogado criminalista Américo Leal, proferidas durante sessão do Tribunal do Júri ocorrida no último domingo (2/6). Na ocasião, o advogado teria afirmado que “é da cultura do povo de Marabá” disparar armas de fogo para o alto como forma de comemoração durante partidas de futebol.

A declaração foi classificada pela Câmara como “ofensiva e absolutamente inverídica”, por reforçar estereótipos negativos que desrespeitam a história e os valores da população marabaense. Os vereadores enfatizaram que Marabá é uma cidade trabalhadora, formada por cidadãos pacíficos e comprometidos com a construção de uma sociedade justa e segura.

Segundo o posicionamento do Legislativo municipal, tentar justificar um crime com base em supostos traços culturais não apenas desinforma, como também atinge a dignidade coletiva dos mais de 280 mil habitantes que vivem e constroem Marabá com esforço e honestidade. A nota ressalta ainda que a cidade não aceitará que seu nome seja indevidamente vinculado a práticas criminosas.

“A Câmara Municipal reitera seu compromisso com a promoção da verdade, da justiça e da segurança pública”, destaca o documento, que finaliza com a afirmação: “Marabá merece respeito. Nossa cultura não é arma. É luta, trabalho, arte e esperança.”

A nota foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Marabá, vereador Ilker Moraes (MDB) (foto abaixo), e expressa a indignação coletiva dos parlamentares com o episódio. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!