MARABÁ (PA) – Na manhã desta segunda-feira, 27, um grupo de 21 alunos de quatro escolas do ensino médio de Marabá assumiu o cargo de vereador, como parte do Programa Parlamento Jovem, que está em sua terceira edição. A posse dos estudantes só foi possível após um processo eleitoral realizado em suas escolas pela Escola do Legislativo de Marabá (Elmar), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA).
Os 21 estudantes que se tornaram vereadores para o ano de 2024 são oriundos das escolas Liberdade, Gabriel Pimenta, Anísio Teixeira e Geraldo Veloso, todas da rede estadual. A cerimônia de posse contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Alecio Stringari, além de diretores, professores, pais dos alunos e vereadores de outras edições do Parlamento Jovem.
Durante a cerimônia, o presidente Alecio Stringari parabenizou e deu boas-vindas aos novos membros do Parlamento Jovem, destacando a importância de conhecerem o Poder Legislativo, que é parte fundamental da sociedade junto com o Executivo e o Judiciário. “O vereador tem imensa responsabilidade na gestão pública. O povo é fiscal, sim, mas na eleição precisa agir de forma responsável. Nós, vocês e eu, devemos ter sabedoria para escolher os governantes mais preparados para administrar nossa cidade”, enfatizou.
Stringari também ressaltou a necessidade de cada eleitor fiscalizar as ações dos vereadores eleitos e afirmou que o Parlamento Jovem proporciona uma oportunidade de reflexão e entendimento sobre o papel do legislador. “Vocês que estão assumindo o Parlamento Jovem façam valer o que conquistaram”, concluiu.
Ryan Vinícius, ex-presidente do Parlamento Jovem, compartilhou sua experiência com os novos vereadores, assegurando que todos serão positivamente impactados ao longo do ano e que terão muitos aprendizados sobre política e serviço público.
Após a cerimônia de posse, os jovens vereadores participaram da eleição da Mesa Diretora da Câmara, votando em uma das duas chapas inscritas. A Chapa 1 foi a vencedora, composta por Luiz Henrique Maia como presidente, Maria Gabriela como 1ª vice-presidente, Lucas Freitas como 1º secretário e Maria Clara como 2ª secretária.
Luiz Henrique explicou que se candidatou ao cargo por entender a política como uma ferramenta importante de transformação social. Ele mencionou que sua motivação vem do ambiente familiar, onde conviveu com avô, pai e tio, todos com experiência em cargos eletivos. “Vamos construir a política do bem, em favor das pessoas necessitadas”, declarou.
Os 21 vereadores eleitos em suas respectivas escolas são:
- Alexsa Oliveira Silva
- Maria Clara Ribeiro do Nascimento
- Ana Keli Pereira da Conceição
- Anna Maria dos Santos Silva
- Gustavo Chaves Almeida
- Luiz Guilherme Mota Pardo
- Carollliny Vieira de Castro Monteiro
- Anny Beatriz Lopes
- Ágilla Keyllyanne Ferreira Araújo
- Maria Gabriella Ferreira da Silva
- Camylla da Silva Costa
- Bianca da Silva Rayol
- Manuela Pereira da Silva
- Lucas Freitas Jardim
- Sthefany Gomes Feitosa
- Wesley Souza Ribeiro
- Pedro Vinícius Soares Teixeira
- Maria Beatriz de Sousa
- Luiz Henrique Oliveira Maia
- Ana Beatriz Alves de Andrade
A equipe da Escola do Legislativo, que coordena o projeto Parlamento Jovem, está preparando uma série de reuniões de alinhamento e visitas a outros poderes antes da primeira sessão ordinária dos jovens vereadores, prevista para o dia 30 de agosto. (Portal Debate, com informações de Câmara Munucipal de Marabá)


