Caderneta da criança volta a ser distribuída no Pará

Sespa informa que está realizando o envio dos documentos a todos os 144 municípios paraenses.

Cerca de 130 mil cadernetas da Criança, enviadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo distribuídas pela Secretaria de Saúde Pública (Sespa) aos 144 municípios do Pará.

São 32,4 mil para a capital Belém e também 3,3 mil para quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas de Altamira, Redenção, Itaituba e Belém.

A sexta edição da caderneta agora inclui as vacinas contra Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação. No Brasil, são ao todo 6,4 milhões de unidades a serem entregues este ano, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Sespa, cada município fica responsável por fazer a entrega aos hospitais e maternidades.

“É importante ressaltar que as famílias devem receber a caderneta na maternidade onde o bebê nasceu, independentemente de serem moradoras do mesmo município”, informa.

A caderneta da criança não era distribuída há pelo menos três anos no Brasil. Mães tinham que pagar até R$65 para imprimir o documento.

O envio da caderneta foi retomado desde 2023, a fim de garantir direito às crianças e famílias brasileiras, como afirma a ministra Nísia Trindade. “A caderneta orienta responsáveis desde o primeiro momento de vida, sobre vacinas e todos os cuidados com a criança. É uma caderneta da saúde e da cidadania”.

Como a caderneta está sendo distribuída no Pará?

Ainda de acordo com a Sespa, a distribuição das cadernetas está em andamento por fluxo que finaliza com a chegada aos municípios.

A Coordenação de Saúde da Criança, vinculada à secretaria estadual, contabiliza e desenha o detalhamento da distribuição dos volumes para cada Centro Regional da Sespa, orientando procedimentos ao almoxarifado central.

“Cada Centro Regional enviará os volumes determinados para os municípios de sua jurisdição (relativos aos nascimentos de ocorrência de 2020). Cada região estará recebendo as cadernetas de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde Pública”, diz a secretaria.

A Sespa informou, ainda, que todos os municípios do estado ainda estão em processo de recebimento das cadernetas.

O que tem na caderneta da criança?

De acordo com o Ministério da Saúde, o documento serve como registro de saúde para crianças até 9 anos, incluindo histórico de vacinação e orientações sobre desenvolvimento físico e mental, além de aspectos da educação, direitos garantidos e prevenção a violências. (Com g1 Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!