Marabá
27°C
Overcast clouds

Buritirama estabelece Política de Direitos Humanos e amplia ações de respeito à pessoa

Companhia desenvolverá uma série de ações para implementar as medidas, além de informar acionistas, administradores e colaboradores
Palestras com os colaboradores abordam temas relevantes para a sociedade.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Marabá (PA), junho de 2021 – Dando um passo em direção a um futuro mais justo e igualitário entrou em vigor uma Política de Direitos Humanos na Buritirama Mineração. A empresa iniciou uma campanha de divulgação nas plataformas digitais, além de comunicados internos e externos para informar sobre as novas medidas.

“Apesar de a concretizarmos recentemente, a companhia já contava com política inerente a direitos e deveres, tais como Código de Ética e Conduta e Política Contra o Assédio Sexual, e dispunha de um Comitê de Ética e Direitos Humanos, que passa a contemplar a nova Política, analisa e encaminha denúncias nesse contexto”, lembra Flavia Möller, Gerente Jurídica da Buritirama.

Para permitir uma melhor compreensão dos conceitos englobados pelos Direitos Humanos, a Buritirama prevê palestras para seus colaboradores nos próximos meses, sobre temas relevantes como: combate ao racismo, à exploração sexual infantil, à violência contra a mulher, respeito ao LGBTQIA+, dentre outros. Flavia explica que a ideia é convidar palestrantes especializados para cada assunto e fixar a remuneração por meio da doação, pela companhia, de uma quantidade de cestas básicas para as comunidades vizinhas às operações.

“Acreditamos que esse é um grande passo para o reconhecimento e construção de um ambiente de trabalho onde todos os nossos colaboradores sintam-se ainda mais respeitados. A ideia é que o projeto gere maior conhecimento e compreensão de certos conceitos que, muitas vezes, possam parecer abstratos, como o próprio termo ‘Direitos Humanos’, ao mesmo tempo que trabalhamos na promoção do bem-estar das comunidades locais”, diz Flavia.

Na Buritirama, a implementação das novas medidas impacta diretamente na atuação de toda a sua cadeia produtiva. A companhia passa a exigir, agora de maneira formal, a adesão de todos os envolvidos em suas operações, à sua Política de Direitos Humanos, no que tange ao respeito aos direitos individuais, refletindo, o padrão e perfil de integridade da corporação.

Coordenadora de Recursos Humanos, Pollyanna Souto explica que a Buritirama compreende que uma empresa só se desenvolve, em sua forma plena, em sociedade na qual os Direitos Humanos sejam protegidos, promovidos e respeitados.

“As instituições privadas possuem um papel relevante perante a sociedade e o indivíduo na proteção desses direitos, com impactos positivos independentemente do seu tamanho ou do setor econômico a que pertencem. Por isso, estabelecer e manter a Política de Direitos Humanos dentro da Buritirama é imperativo para assegurar um tratamento digno e respeitoso a todo o ser humano; isso deve ocorrer independente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição que possa servir como item discriminatório-social ao longo de todas as nossas operações e nossa cadeia de valor, colaboradores, acionistas, investidores, clientes, comunidades etc.”.

Prática na Mina

Por conta do isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, todos os gestores da Buritirama foram informados, de forma virtual, sobre a novidade, já com orientações para divulgarem em suas equipes.

“A Buritirama reconhece que, em suas atividades, devido às características inerentes da produção minerária, existem inúmeros desafios no que tange o respeito aos Direitos Humanos. A Política é parte dos esforços da companhia para reforçar seu compromisso com a promoção da igualdade, com seus valores e princípios, e, sobretudo, com o respeito às pessoas, nos locais onde a empresa está presente, deixando um legado nesse sentido para as comunidades”, finaliza Flavia.

Sobre a Buritirama Mineração

Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros. Acesse: https://www.buritirama.com/. (Divulgação)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!