Boatos colocam em risco a vida de donos de “carro preto” em Marabá

O caso ganhou repercussão após denúncias que levaram à abordagem de um motorista pela Polícia Militar na noite de terça-feira (21/04).

MARABÁ (PA) — A circulação de informações não confirmadas nas redes sociais sobre um suposto sequestro de crianças envolvendo um veículo Jeep Renegade, de cor preta, tem gerado preocupação e colocado em risco pessoas inocentes no município de Marabá, no sudeste do Pará. O caso ganhou repercussão após denúncias que levaram à abordagem de um motorista pela Polícia Militar na noite de terça-feira (21/04).

De acordo com informações apuradas, o veículo citado nas publicações foi localizado e o condutor conduzido 21ª Seccional Urbana para prestar esclarecimentos. No entanto, após os procedimentos, nenhum crime foi comprovado, e o homem foi liberado pelas autoridades policiais. O caso será sendo investigado pela Delegacia Especializada no Apoio à Criança e ao Adolescente de Marabá (Deaca).

Durante o depoimento, o motorista afirmou que estava apenas distribuindo guloseimas. Apesar da versão apresentada, a situação levantou indícios de conduta suspeita, o que motivou a abordagem policial. No entanto, conforme os levantamentos iniciais, não foram encontrados elementos suficientes para a autuação em flagrante nem comprovação da consumação de qualquer crime. Também não há registro de desaparecimento de crianças relacionado ao caso.

A situação tem chamado a atenção das autoridades para o impacto negativo da desinformação, já que a divulgação de conteúdos não verificados pode gerar pânico, acusações indevidas e até colocar em risco a integridade física de pessoas que não têm envolvimento em crimes.

Casos semelhantes já foram registrados em outras localidades, como na cidade de São  Domingos do Araguaia, onde veículo passou a ser associado a suspeitas sem comprovação, reforçando a necessidade de cautela antes de compartilhar informações nas redes sociais. O caso também foi parar na delegacia de Polícia Civil da cidade localizada a cerca de 50 km de Marabá.

A Polícia Civil orienta que qualquer informação relevante sobre situações suspeitas seja repassada por meio do Disque-Denúncia, pelo número 181, para que os fatos sejam devidamente apurados dentro dos procedimentos legais. De acordo com a PC de Marabá, os relatos das crianças que passaram pela escuta especializada, não ficou comprovado nenhum tipo de tentativa de abuso por enquanto por parte do ocupante do Jeep Renegade.

O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, mas, até o momento, é tratado como fruto de especulações que se espalharam rapidamente no ambiente digital, embora o suspeito continue sendo investigado pela Polícia Civil. Caso apareçam novos elementos que comprovem crime, ele será responsabilizado criminalmente.  (Portal Debate)

Matéria atualizada em 22/04/2026 às 14:37

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!