Em prol da reinserção social e garantia dos direitos ao estudo para internos da Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM), a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) inaugurou a biblioteca e brinquedoteca da unidade na manhã desta quinta-feira (14). O projeto foi executado em parceria com a Justiça Federal de Marabá e o Conselho da Comunidade. O espaço conta com aproximadamente 700 obras e já estão previstas doações de mais livros e brinquedos. 

Durante o evento foram entregues ainda dezenas de certificados de cursos aos internos que participaram dos cursos de Hortifruticultura, Suinocultura e Avicultura, promovidos em parcerias pelo Senar. Os representantes dos órgãos se comprometeram em continuar apoiando os projetos. 

Ao final foi servido um coquetel aos convidados e realizada uma exposição do que é produzido na casa penal pelos reeducandos, como móveis em madeira, grades de ferro, horta, entre outros. Todos os que discursaram foram unânimes em elogiar o trabalho da Susipe e CTMM, especialmente pelo enfoque humanitário e de ressocialização do preso.

Participaram da inauguração o diretor da unidade, cel. Antônio Araújo; o vice-prefeito de Itupiranga, Ricardo Guimarães; representando a prefeitura de Marabá, José Scherer, secretário municipal de Cultura; o representante do secretário de estado de Governo do Sul e Sudeste, dr. Odilon Vieira; além de representantes da Justiça Federal; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); da Polícia Civil; do Conselho da Comunidade; da Igreja Universal, do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (CRAMA), do Centro de Recuperação Feminino (CRF) e advogados. 

Susipe