Belém: 54% aprovam governo Helder Barbalho, mas no interior a rejeição é gigantesca do governador

Crédito: Marcos Santos/Agência Pará

De acordo uma pesquisa feita pelo RealTime Big Data/CNN Brasil, do total de 1.050 entrevistados, 54% aprova o governador Helder Barbalho e 80% desaprova o prefeito Zenaldo Coutinho. No entanto, no sudeste do Pará, os números se invertem, pois aprovação do mandato de Helder chega apenas a 32%. Já o índice de rejeição atinge 49% das pessoas ouvidas pelo Instituto RealTime Big Data.

O resultado foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação PA04163/2020 e divulgado nesta segunda-feira (2).

O nível de confiança nos dados é de 95% e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, ou seja, se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro.

As pessoas foram entrevistadas por telefone, entre os dias 29 e 31 de outubro. Os entrevistados seguiram um padrão semelhante ao da população total de Belém, respeitando a proporção por idade, região geográfica e sexo.

Interior do Pará

A promessa de campanha de Helder para está presente em todas as regiões do Estado não anda dando muito certo, porque o grau de desaprovação do governador é muito alto nos rincões do Pará. Aliado a isso, soma-se as diversas operações da Polícia Federal (PF) no núcleo duro do governo, chegando ao gabinete do governador.

Durante a crise provocada pela Covid-19, foram presos o ex-secretário da Casa Civil Parsifal Pontes; o secretário de Transportes, Antônio de Pádua Andrade; o ex-secretário Peter Cassol Silveira e Nicolas Tsontakis Morais, suspeitos de envolvimentos em esquemas de desvio de recursos na área da saúde.

Antigos aliados reclamam que foram abandonados por Helder Barbalho em todo em todo o Pará, pois o governador distribuiu os cargos de 2º e 3º escalões para os deputados eleitos. Depois vieram dezenas de denúncias de corrupção em áreas do governo e por último o episódio que poderá culminar no afastamento do governador pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A base do interior já não é mais a mesma.

STF solta secretários e assessores de Helder Barbalho
Leonardo Nascimento e os secretários Pádua Andrade e Parsifal Pontes foram presos na operação “S.O.S.”, da Polícia Federal – Crédito Roma News

Fonte: Portal Debate Carajás

(Com informações Diário do Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!