Bebê de 5 meses morre com Covid-19 enquanto aguardava leito de UTI no Pará

Bebê de 5 meses morre com Covid-19 aguardando leito de UTI em Portel, no Marajó — Foto: Tarso Sarraf

Um bebê de 5 meses de vida morreu com Covid-19 nesta quarta-feira (19), no Hospital Municipal de Portel, no Marajó. De acordo com a prefeitura de Portel, a criança não possuía nenhuma comorbidade e estava aguardando um leito de UTI pediátrico no Hospital Regional do Marajó.

Ainda de acordo com a prefeitura, a criança deu entrada no hospital municipal com saturação de oxigênio em 64% e com o diagnóstico de Covid-19. Devido ao estado grave de saúde da criança, a prefeitura de Portel solicitou um leito na UTI pediátrica no Hospital Regional do Marajó, mas o bebê acabou morrendo, por volta das 4h30.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Portel, o município possui 1.447 casos confirmados de Covid-19, com 49 mortes. Ainda segundo o boletim, 59 casos confirmados foram de crianças, entre 0 e 9 anos.

Casos de Covid-19 em crianças crescem no PA

Segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), o número de casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes continua crescendo no estado. De acordo com órgão, o Pará já contabiliza 6.115 casos da doença entre crianças de 0 a 9 anos; e 10.574 casos entre jovens de 10 a 19 anos.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Ainda de acordo com dados da Sespa desta quarta-feira (19), todos os leitos clínicos pediátricos no Pará estão lotados. Em relação aos leitos de UTI pediátricos, a taxa de ocupação também é alta: 72%.

Crianças sofrem com síndrome rara relacionada à Covid-19

O Pará já registra 18 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIMP), doença que afeta crianças que tiveram contato com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a doença é rara é já afetou mais de 70 crianças no Brasil.

Segundo o MS, a doença ocorre exclusivamente em crianças, na faixa etária de 7 meses a 16 anos. Pacientes diagnosticados com a doença apresentam pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor no abdômen, náuseas, vômitos e problemas respiratórios, sintomas comuns também à Covid-19. Ainda de acordo com o MS, grande parte dos pacientes apresentavam infecção pelo novo coronavírus ou tiveram Covid-19 anteriormente.

Fonte: G1 – Pará

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!