Bancários rechaçam falta de planejamento do governo Helder

Beneficiários do Programa Renda Pará se aglomeraram na área externa da agência do Banpará no centro da Cidade Nova | Foto: Portal Debate Carajás

Durante a manhã de ontem (25), o Portal Debate Carajás recebeu várias denúncias, relatando diversas irregularidades no atendimento das famílias carentes de Marabá, vinculadas ao Programa Bolsa Família, na agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), no bairro Cidade Nova, para receber a ‘merreca política’ de R$ 100, paga por meio do “Programa Renda Pará”.

A matéria “Renda Pará: Auxílio de Helder humilha famílias carentes de Marabá” mostrou a situação deprimente de quem teve que ficar horas na fila, sob sol e chuva, em pé ou sentado no chão, e ainda achacados pela covid-19 e o desemprego, evidenciando uma total falta de respeito e senso de humanidade por parte da gerência do Banpará.

Ao tomar conhecimento do teor da matéria, a presidente da Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA), Kátia Furtado, fez contato com o Debate Carajás e externou a revolta dos trabalhadores diante da falta de humanidade e de apoio do governo Helder Barbalho (MDB), através da agência local.

“O governo determinou que o Banpará fizesse esse pagamento, mas não forneceu nenhuma estrutura. Não existe tendas, banheiros, álcool em gel nem funcionários suficientes. Estamos com dezenas de trabalhadores com covid-19, mas todos os dias, chega uma nova tarefa para ser executada”, protesta Furtado.

A presidente da Associação dos Funcionários do Banpará (AFBETA), Kátia Furtado

Leia a nota

A AFBEPA, Associação dos Funcionários do Banpará, vem com todo o respeito se dirigir a V.Sas, para deixar Clara a posição do funcionalismo, acerca da matéria ‘ Renda Pará ‘: Auxílio de Hélder humilha famílias carentes de Marabá.

É importante ressaltar que essas famílias precisam muito dessa renda, pois muitos não têm, às vezes, um real pra comprar pão e diante desta pandemia esse é um gesto acertado do Governo.

Realmente falta planejamento para o pagamento desse auxílio, uma vez que é grande o número de beneficiários do Programa Bolsa Família.

Não à toa, e por se identificar e reconhecer que essa renda é fundamental para todas essas pessoas, que os funcionários (as) do Banpará não têm medido esforços e estão na linha de frente para atender e pagar esse valor para essa grande parcela da sociedade.

Muitas dessas pessoas não se atentam para o calendário de pagamento ou não sabem, por isso existe uma pessoa que faz essa triagem desde cedo. Mas, a massificação da informação caberia à Diretoria do Banco realizar.

Desde que começou o atendimento aos beneficiários do Renda Pará, a Agência de Marabá abre às 8h e fecha às 15h, conforme
determina a Área Comercial do Banpará.

Os bancários e bancárias estão na linha de frente desse atendimento para dar o melhor para as pessoas beneficiárias dessa renda. A Gerência do Banco em Marabá se esforça com sua equipe de mais 11 colegas para fazer o que pode e o que não pode, inclusive trabalhando doente. A grande maioria dos funcionários (as) tiveram covid19, pois têm sido linha de frente dessa pandemia, atendendo os programas sociais, sem que as medidas sanitárias sejam observadas.

A humilhação se há, não parte da categoria bancária, mas da falta de estrutura de pessoal e de um olhar humano, que se importe em fazer uma tenda maior; de planejar esse atendimento com cuidado, levando a informação por cartinha para casa de cada beneficiário, massificando a informação e até fazendo esse pagamento por meio de ida à casa de cada pessoa.

Hoje, infelizmente, foi um dia difícil, em que o sistema tecnológico ficou de 10:30 até 12:30 sem funcionamento, e isso causou muito transtornos à todos, funcionários (as), clientes e beneficiários do Renda Pará.

Nós, os funcionários e funcionárias do Banpará, reiteramos que, continuaremos nos empenhando com muito carinho, humanidade e zelo para atender o nosso Munícipio.

Pedimos desculpas por quaisquer transtornos causados mesmo àqueles que não causamos. Nos colocamos à disposição para ajudar a toda população neste momento de crise.

A Associação

A presidente Kátia Furtado externou ao Debate Carajás toda a indignação da categoria com o governo Helder Barbalho, devido a diversas medidas intempestivas durante a pandemia, expondo a saúde dos trabalhadores. (Pedro Souza/Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!