Balsa chama atenção ao ser vista navegando pelo Rio Tocantins em Marabá

Embarcação passou em frente a Marabá, navegando pelas águas do Rio Tocantins, próximo à Praia do Tucunaré, por volta de 14h30, neste domingo (1º/5).
Foto: Solimar Paraense

MARABÁ (PA) – A presença de uma enorme balsa, navegando pelas águas do Rio Tocantins, próximo à Praia do Tucunaré, por volta de 14h30, chamou a atenção de moradores e das pessoas que se divertiam na Orla do Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, neste domingo (1º/5).

O fato se tornou inusitado devido a esse tipo de transporte fluvial não ser utilizado na Terra de Francisco Coelho desde a inauguração da Ponte do Rio Itacaiúnas, no início da década de 1980, e a abertura para o tráfego de veículos sobre a Ponte Rodoferroviária, no Rio Tocantins, no dia 28 de fevereiro de 1985. As duas travessias eram realizadas por balsas em Marabá.

De acordo com as primeiras informações, ajudada pelo volume de água do Rio Tocantins, acima de 9 metros, a balsa, transportando enormes objetos cilíndricos , teria saído de Belém com destino à cidade de Araguatins, localizada no norte do Estado do Tocantins, às margens do Rio Araguaia, e pertenceria a uma gigante empresa nacional. No entanto, a Reportagem não conseguiu contato com a dona da carga transportada pela balsa para verificar a veracidade das informações que correram nas redes sociais.

No chamado “verão amazônico”, este trajeto não permite o deslocamento de balsas por causa do baixo nível dos rios do Pará. A embarcação sai de Belém, usa as eclusas para transpor a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), mas esbarra no famoso “Pedral do Lourenço”, com início próximo a Vila Cajazeiras, na zona rural da cidade de Itupiranga. O trecho entre Marabá e São João do Araguaia também é bastante complicado devido a imensa quantidade de pedras no existentes no Rio Tocantins.

Como funciona a eclusa de Tucuruí
A eclusa da Usina Hidrelétrica de Tucuruí permite que as embarcações subam ou desçam o rio. Ela funciona como degraus ou elevadores para navios, balsas e barcos na navegação de “cabotagem”. O problema da ausência do uso de balsas no Rio Tocantins deverá ser resolvido com a construção da Hidrovia Tocantins-Araguaia, no trecho entre o Rio Araguaia e o Porto de Vila do Conde, na cidade de Barcarena. (Portal Debate/Pedro Souza)

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