PARAUAPEBAS (PA) – O que todo mundo mundo já sabia, foi comprovado pela publicação da pesquisa estimulada, realizada pelo Instituto Skala Opinião, publicada nesta terça-feira (11/6), onde o vereador Aurélio Ramos de Oliveira Neto (Avante), o bolsonarista “Aurélio Goiano”, aparece com 53% dos votos válidos na eleição para prefeito da cidade de Parauapebas, no sudeste do Pará, abrindo 34,6% pontos percentuais de vantagem sobre o pré-candidato apoiado pelo prefeito Darci Lermen (MDB).
A pesquisa indicou ainda que o vereador Rafael Ribeiro (União Brasil) alcançou só 18,4%; Dr. Felipe (PL) 4,7%; Hipólito H2 (Podemos) 3,9% e o deputado Keniston Braga (MDB) 2,3% dos votos válidos. O pré-candidato Rafael Ribeiro é apoiado e representa o grupo político do atual prefeito Darci Lermen (MDB). O atual gestor aparece no levantamento com uma rejeição de 83,7%. Já 53,2% dos eleitores da “Capital do Minério” rejeitam a administração do governador Helder Barbalho (MDB) em Parauapebas.
De acordo com os entrevistados, 84,2% deles não votaria de jeito nenhum em um candidato indicado e apoiado pelo prefeito Darci Lermen em Parauapebas. Já 62,6% não votaria em um candidato apoiado por Helder Barbalho. Quando foi perguntado se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) influenciaria o voto do entrevistado, 43,2% afirmaram que sim , mas 49,1% disseram que não influenciaria de jeito nenhum em quem votar.
Este último dado mostrado na pesquisa do Instituto Skala evidencia a preferência do eleitorado da “Capital do Minério” por Aurélio Goiano mesmo que “chova canivete”. Os adversários do líder de todas as pesquisas de intenção de votos, acreditavam que cavando a saída do vereador bolsonarista do Partido Liberal (PL), diminuiria a aceitação popular dele diante do eleitor, porém o tiro “saiu pela culatra” porque o cara fez foi aumentar a vantagem sobre seus adversários para para 53% dos votos válidos.
A pesquisa divulgada pelo Instituto Skala, nesta terça-feira (11/6), reestabelece a verdade sobre os números “contraditórios e estranhos” de uma pesquisa publicada pela “Turma do Darci”, no último sábado (8), onde supostamente Rafael Ribeiro teria alcançado 25,4% dos votos, seguido de Dr. Felipe, 12,2%; Hipólito H2. Os dados, “cantados em prosa e verso”, pelos partidários de Darci Lermen, colocaram Aurélio Goiano com 41,6% dos votos válidos e omitiram a candidatura do deputado Keniston Braga apoiado por Helder Barbalho.
A pesquisa foi registrada Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) com o número 06844/2024, entrevistou 810 eleitores, nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2024, apresenta grau de confiabilidade de 95% de acerto e pode apresentar até 3,5% de margem de erro para mais ou para menos. Como se diz na linguagem popular utilizada por estas bandas do Pará, se não fizer uma besteira enorme durante a campanha, o bolsonarista Aurélio Goiano será eleito com os “pés nas costas” em Parauapebas. (Pedro Souza)