Audiência pública discute segurança viária em Marabá

Ministério Público quer ouvir sociedade civil e poder público sobre a ocorrência de crimes de trânsito na região sudeste do Pará
Acidente fatal ocorrido no ano de 2020 na BR-230, em Marabá | Foto: Arquivo

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — Está prevista para acontecer na manhã desta sexta-feira (22), a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Marabá (CMM), uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Marabá, com o objetivo de discutir a segurança viária na região sudeste do Pará. O evento tem como tema “Trânsito Seguro – Educar para não Infringir” e visa a abordar a ocorrência de crimes de trânsito na região, com foco em Marabá.

Segundo a promotora de Justiça Lorena Barbosa de Miranda, titular do 2º Cargo Criminal, a audiência pública representa um ato de democracia e proporcionará um espaço para ouvir as demandas da sociedade. O objetivo é estabelecer um “Pacto pelo Trânsito Seguro”, promovendo uma atuação conjunta entre as instituições responsáveis pela segurança viária.

O entendimento central por trás da audiência pública é que o trabalho do Ministério Público não pode se limitar ao âmbito judicial. A promotora pontua ainda que é preciso abordar questões extrajudiciais, envolvendo instituições ligadas à fiscalização de trânsito, visando a fortalecer tanto as ações de fiscalização quanto de educação e conscientização da sociedade.

Tragédia recente ocorrida próximo a Morada Nova pode ser um dos destaques da audiência pública desta sexta-feira

Foram convocados diversos órgãos e entidades ligadas ao trânsito e à segurança pública, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Secretaria Municipal de Segurança Institucional de Marabá (SMSI) e o Comando de Policiamento Regional de Marabá (CPR II).

A expectativa é que a audiência pública promova discussões construtivas e resulte em medidas eficazes para garantir um trânsito mais seguro na região. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!