Audiência Pública debate futuro da Serra Leste hoje em Curionópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Reprodução

A Licença de Ampliação do Projeto Serra Leste voltou a ser motivo de preocupação para a população de Curionópolis. Em busca de respostas, as instituições representativas se organizaram e juntas estão promovendo a “Audiência Pública: Serra Leste Já!”, marcada para ser realizada nesta quinta-feira (24), às 16h, na Praça da Juventude.

Após intervenções da gestão municipal e manifestações realizadas pela população no mês de junho de 2019, uma comissão formada por representantes de classes de Curionópolis, foi até à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém, para solicitar o apoio dos parlamentares em garantir a ampliação do projeto Serra Leste.

Na mesma ocasião, o Secretário Adjunto, Rodolpho Zahluth Bastos, recebeu a mesma comissão em uma reunião extraordinária, realizada dia 13 de junho, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para tratar do processo de licenciamento ambiental do empreendimento Serra Leste.

Durante a reunião, ficou claro para os membros da Comissão presente, que a Vale deveria cumprir alguns requisitos. O secretário Rodolpho Zahluth, também garantiu que a análise dos dados seria concluída em até 90 dias, o que culminaria no fim de setembro e que seria dada a máxima atenção à celeridade para a liberação da licença.

Segundo informações obtidas, a Vale cumpriu com as exigências pendentes e apresentou os dados solicitados pela secretaria, porém o processo continua estagnado e sem uma resposta do Governo do Estado.

Com as atividades paralisadas, o município está sem produção mineral, o que resulta em impactos negativos na economia de Curionópolis, reduz a empregabilidade e consequentemente a renda. No âmbito público, os investimentos voltados ao desenvolvimento também serão afetados.

A Audiência Pública Serra Leste Já é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Curionópolis (Acic), Associação dos Moradores do Bairro da Paz, Conselho dos Pastores, Conselho Tutelar, Pastoral da Juventude, Associação da Chamonlândia, Associação do Cofapac, Associação das Mulheres de Serra Pelada (Amasp), Obra Kolping, Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Associação dos Apicutores e Meliponicultores de Serra Pelada (Apimesp), Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Frei Henri, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), Associação dos Mototaxistas de Curionópolis e Sindicato dos Taxistas.

Com Associação Comercial e Industrial de Curionópolis (Acic)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!