“Apagão” atinge ao menos 25 Estados e o DF

Governo diz que a interrupção de energia ocorreu após a abertura da interligação Norte/Sudeste; as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Torres de transmissão de energia elétrica. Foto: Pixabay

MARABÁ (PA) – Na manhã desta terça-feira (15), diversas cidades do Estado do Pará sofreram um “apagão”, por volta de 8h30. Segundo as primeiras informações, a falta de energia elétrica ocorreu em vários estados, deixando milhões de pessoas às escuras.

O problema foi enorme. A Reportagem do Portal Debate fez contato com a Equatorial Energia, mas não recebeu resposta sobre a causa do “apagão”. Nas redes sociais, comenta-se que o problema atingiu as regiões norte e nordeste do Brasil, porém ainda não se tem notícia sobre a real dimensão do problema.

De acordo com as primeiras informações, “apagou tudo”. Nenhum bairro da cidade de Marabá, no sudeste do Pará, tinha energia elétrica. Os telefones celulares, onde normalmente as redes sociais funcionam mesmo com a falta de energia, desta vez ficaram sem utilidade.

Um problema na rede de operação SIN (Sistema Interligado Nacional) deixou Estados do Brasil sem energia na manhã desta 3ª feira (15.ago.2023). As regiões mais afetadas foram Norte e Nordeste, mas Estados das regiões Sul e Sudeste também foram afetados.

As causas do problema não foram identificadas. Cidades de aos menos 25 Estados e do Distrito Federal registraram queda de energia.

Fonte: Poder 360

Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma interrupção de 16.000 MW de carga foi registrada após a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. Eis a íntegra da nota.

Fonte: Poder 360De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), no entanto, a recomposição de energia está sendo feita e já foi concluída nas regiões Sul e Sudeste. “Até às 10h09, já tinham sido recompostos 7 mil MW de carga”, afirma a operadora em nota.

A operadora afirma que, em ambas regiões, a interrupção foi uma “ação controlada” para evitar a propagação da ocorrência.

Devido ao apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada da energia nos Estados, assim como a apuração do que causou o apagão.

Silveira estava no Paraguai acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na posse do novo presidente do país, Santiago Peña. Ele está providenciando sua volta ao Brasil para acompanhar a resolução do problema.

Segundo publicação do ministro no Twitter, desde as primeiras notícias de interrupção de energia, ele determinou o “rápido reestabelecimento dos serviços”.

Fonte: Poder 360

Texto: Portal Debate, com Portal Poder 360

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!