Anvisa suspende uso de dipirona injetável

O alerta é direto para hospitais, clínicas e também para quem eventualmente tenha esse tipo de medicamento em casa: o uso deve ser interrompido imediatamente.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento imediato de um lote de dipirona monoidratada 500 mg/mL, em apresentação injetável (caixa com 100 ampolas de 2 mL), fabricado pela Hypofarma, após a identificação de desvio de qualidade no medicamento.

A medida, publicada nesta quarta-feira (8), também suspende a comercialização, distribuição e uso do lote 24112378 em todo o país. De acordo com a Resolução RE 1.380/2026, foi constatada a presença de material particulado — ou seja, pequenas partículas não dissolvidas — estranho à formulação do produto.

O alerta é direto para hospitais, clínicas e também para quem eventualmente tenha esse tipo de medicamento em casa: o uso deve ser interrompido imediatamente. A recomendação é verificar o número do lote na embalagem e, caso corresponda ao informado, não utilizar a medicação e buscar orientação com o serviço de saúde ou com o local de aquisição.

A presença de partículas em medicamentos injetáveis representa risco à saúde, podendo causar reações adversas e complicações no organismo. Por isso, o recolhimento é uma medida sanitária preventiva para evitar danos aos pacientes.

A Anvisa orienta ainda que qualquer suspeita de irregularidade ou efeito adverso seja comunicada aos canais oficiais de vigilância sanitária. (Com Diário do Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!