Nesta segunda-feira (19), alunos se manifestaram em frente à Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, em Belém. Os estudantes afirmam que a escola reduziu carga horária e as disciplinas essenciais. Em protesto, eles fecharam a pista na avenida Almirante Barroso, no sentido São Brás/Entroncamento.
Em nota a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disse que “não procede a informação sobre redução de carga horária”. “A proposta da Nova Matriz Curricular atende à necessidade de priorizar o processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes e apresenta um significativo aumento de carga horária em diversos componentes curriculares, como língua portuguesa e matemática, que ganham mais dois tempos de aula, saindo dos anteriores três para cinco tempos no total”, afirmou.
A Seduc disse, ainda, que “foi acrescentado um tempo de aula nos componentes curriculares de biologia, química, física, história e geografia” e que “o Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos para as quatro áreas do conhecimento, além do Percurso para Educação Profissional e Técnica como possibilidade para a rede estadual”, e também novo componente de educação ambiental, sustentabilidade e clima, obrigatório para todas as etapas de ensino.
Vale ressaltar que a Escola Estadual de Ensino Médio Integral de Marabá, no sudeste do Pará, também tem enfrentado problemas, como a falta de professor, agente de portaria, merenda, carteira escolar e entre outros. É importante que as autoridades estejam atentos a essas questões e busquem soluções para os problemas na educação.
O bom funcionamento escolar é de extrema importância para garantir o desenvolvimento educacional e social dos estudantes. Uma escola que opera de forma eficiente e eficaz proporciona um ambiente propício para a aprendizagem, contribuindo para o crescimento intelectual, emocional e social dos alunos. (Portal Debate, com G1 Pará)


